COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Já tem data do concurso para professor do Recife e de Pernambuco? Veja as últimas notícias

Prefeito João Campos e governador Paulo Câmara prometeram, ano passado, que farão concurso para professor. Mas até agora os dois certames não saíram do papel

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/05/2022 às 16:44 | Atualizado em 04/05/2022 às 17:24
Notícia
X

Quase um ano atrás, em junho de 2021, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou que faria concurso público para selecionar 1.300 professores para a rede municipal de ensino. Em outubro foi a vez do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, divulgar que abriria concurso para 3.500 docentes e outros profissionais atuarem na rede estadual de educação. Até agora os dois certames não saíram do papel.

Questionado na última terça-feira (03), durante lançamento programa EducaRecife Gestão, no Teatro do Parque, João Campos afirmou que não desistiu do concurso, mas preferiu não estipular prazo nem informar se manteria a quantidade de vagas anunciada em junho do ano passado. A previsão inicial era ter o edital no começo deste ano.

A Comissão Organizadora do Concurso Público da prefeitura do Recife foi instituída em 19 de junho de 2021, conforme portaria nº 037 publicada em Diário Oficial de 19 de junho.

Naquela data foi informado que o "o certame ofertará 1.300 vagas, sendo 1.100 para professores I, contemplando a educação infantil e o ensino fundamental anos iniciais, com carga horária mensal de 145h/a, e 200 para professores II, contemplando o ensino fundamental anos finais, com carga horária de 100h/a".

Em entrevista em junho do ano passado, o secretário municipal de Educação, Fred Amancio, estimou que o edital seria lançado até o final de 2021, com provas realizadas no primeiro trimestre de 2022.

PROMESSA

"Estamos chamando novos ADIs e AADEEs, por meio de contratação temporária e imediata. O concurso está na fase final de elaboração. Não vamos desistir de lançar, mas prazos muitas vezes podem ser frustrados quando tem algo burocrático envolvido. Está mantido o compromisso", assegurou João Campos.

Em vez do concurso, a prefeitura abriu, em agosto, seleção simplificada para contratação temporária de 500 professores, que já foram chamados e estão atuando nas escolas.

Para ADIs e AADEES (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, respectivamente) houve inscrição até ontem (03) para 400 vagas de seleção simplificada.

ÚLTIMO CONCURSO

O último concurso realizado pela Prefeitura do Recife para preencher vagas de professores aconteceu 11 anos atrás, na gestão de João da Costa. O edital foi lançado no final de 2011, com provas em janeiro de 2012 e homologação do resultado em fevereiro daquele ano.

No total houve a nomeação de 1.169 profissionais, segundo a Secretaria Municipal de Educação. O concurso tinha validade de 2 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Por isso foi válido inicialmente até 2014 e depois até 2016. 

ESTADO

Em outubro, quando anunciou o pagamento de bônus para professores da rede estadual numa cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o governador Paulo Câmara informou que realizaria concurso para 3.500 professores, com previsão de liberação do edital até dezembro do ano passado e realização das provas até fevereiro deste ano, o que não aconteceu.

No final de março, o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, deu um novo prazo: estimou que o edital seria lançado em abril. Nada até agora. Na ocasião, ele disse que a expectativa é de que haja entre 80 mil e 90 mil inscritos.

Segundo informou a Secretaria de Educação de Pernambuco nesta quarta-feira (04), o edital está em fase de revisão. Mas a pasta não informou prazo para lançamento da seleção.

As vagas ofertadas serão para professores de todas as disciplinas da educação básica, da educação profissional, de educação especial e para o Conservatório Pernambucano de Música. Também haverá oportunidades para analistas em gestão educacional.

O último concurso para docente da rede estadual de Pernambuco aconteceu em 2015, quando foram ofertadas 3 mil vagas. Houve cerca de 4.900 nomeações, entre 2017 e 2020.

Tags

Autor