COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: em quais cidades de Pernambuco haverá aplicação das provas?

Inscrições começam no próximo dia 10 e vão até 21 de maio. Candidato deve indicar a cidade que pretende realizar as provas. Serão 83 municípios em Pernambuco e no arquipélago de Fernando de Noronha

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 04/05/2022 às 17:43 | Atualizado em 04/05/2022 às 17:50
Notícia
X

As inscrições para o Enem deste ano começarão na terça-feira da próxima semana, dia 10 de maio, e vão até 21 de maio. Qualquer pessoa pode participar. A taxa de inscrição custa R$ 85. As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro.

Para se inscrever, basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital).

Um lembrete importante: é preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br.

Outro detalhe: ao se inscrever, o estudante tem que assinalar a cidade que pretende fazer as provas.

Em Pernambuco, o Enem impresso vai ser realizado em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Já o Enem digital acontecerá, no Estado, apenas no Recife, em Caruaru e em Petrolina.

ENSINO SUPERIOR

No Estado, para ingressar nas quatro universidades federais (UFPE, UFRPE, UFAPE e Univasf) e na estadual UPE, é preciso fazer o Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas nos cursos superiores do IFPE e do IF Sertão também são preenchidas por meio do Sisu.

O Enem é usado também na seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em faculdades privadas. Para pleitear financiamento de mensalidades pelo governo federal, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é igualmente exigida a nota do exame.

CRONOGRAMA

10 a 21 de maio - Inscrição
Até 27 de maio - Pagamento da taxa de inscrição

PROVAS

13 de novembro - Provas de linguagens, redação e ciências humanas, com 5h30 de duração
20 de novembro - Testes de ciências da natureza e de matemática, com 5h de duração

QUEM PODE PARTICIPAR

Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica

Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

COMO SE INSCREVER

Basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o participante deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital).

Importante!

* É preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br

LOCAIS DE PROVAS

Em Pernambuco, o Enem impresso vai ser realizado em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Ao se inscrever, o estudante deve informar em qual município pretende responder as provas. O Enem digital acontecerá, no Estado, apenas no Recife, em Caruaru e em Petrolina.

Veja aqui todas as cidades brasileiras onde haverá Enem 2022

TAXA DE INSCRIÇÃO

É preciso pagar uma taxa de R$ 85. O valor deve ser pago em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

CIDADES DE PERNAMBUCO COM PROVAS DO ENEM

Água Preta
Águas Belas

Abreu e Lima
Afogados da Ingazeira
Afrânio
Agrestina

Aliança
Altinho
Araripina
Araçoiaba
Arcoverde
Barra de Guabiraba
Barreiros
Belo Jardim
Belém do São Francisco
Bezerros
Bom Conselho
Bom Jardim
Bonito
Brejo da Madre de Deus
Cabo de Santo Agostinho
Cabrobó
Caetés
Camaragibe
Camocim de São Félix
Carnaubeira da Penha
Carnaíba
Carpina
Caruaru
Catende
Cupira
Custódia
Escada
Exu
Fernando de Noronha
Floresta
Garanhuns
Glória do Goitá
Goiana
Gravatá
Ibimirim
Igarassu
Ipojuca
Itambé
Jaboatão dos Guararapes
Lagoa Grande
Lagoa de Itaenga
Lajedo
Limoeiro
Macaparana
Mirandiba
Moreno
Nazaré da Mata
Olinda
Orobó
Ouricuri
Palmares
Panelas
Parnamirim
Passira
Paudalho
Paulista
Pesqueira
Petrolina
Petrolândia
Recife
Ribeirão
Rio Formoso
Salgueiro
Santa Cruz do Capibaribe
Santa Maria da Boa Vista
Serra Talhada
Sertânia
Surubim
São Bento do Una
São Caitano
São José do Belmonte
São José do Egito
São Lourenço da Mata
Tabira
Timbaúba
Triunfo
Vicência
Vitória de Santo Antão

Tags

Autor