EDUCAÇÃO

Enem 2022: inscrições começam nesta terça-feira. Saiba como fazer

Em Pernambuco, para ingressar nas graduações das quatro universidades federais é preciso fazer o Enem

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 09/05/2022 às 7:00 | Atualizado em 09/05/2022 às 17:06
Notícia
X

Para milhares de vestibulandos, a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou no início deste ano. Mas a largada oficial para a avaliação é dada com a inscrição, que começa nesta terça-feira (10).

Candidatos terão até 21 de maio para acessar a página do participante e se cadastrar. As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro.

Qualquer pessoa pode participar do Enem. A taxa de inscrição custa R$ 85. Quem conseguiu isenção do pagamento da taxa tem que realizar a inscrição. A obtenção da gratuidade não significa que a participação no Enem é automática.

Pela primeira vez, o pagamento da taxa poderá ser feito por meio de Pix ou cartão de crédito. O pagamento deve ser realizado até 27 de maio.

Em Pernambuco, para ingressar nas graduações das quatro universidades federais (UFPE, UFRPE, UFAPE e Univasf) e na estadual UPE, é preciso fazer o Enem e depois se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas nos cursos superiores do IFPE e do IF Sertão também são preenchidas por meio do Sisu.

Ao se inscrever, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações, alerta o Ministério da Educação.

O candidato precisa também indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital). Os dois formatos do exame acontecerão nas mesmas datas e horários. A diferença é que no digital as provas são feitas em computadores instalados em locais indicados pelo Inep.

Vale lembrar que o Enem impresso pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica. Já o digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022.

O estudante deve informar, na inscrição, a cidade que pretende realizar o exame. No Estado, o Enem impresso vai ser aplicado em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha.

Já o Enem digital acontecerá apenas no Recife, em Caruaru e em Petrolina. Para o digital há limite de vagas, 3 mil no total em Pernambuco.

No formulário de inscrição o candidato tem ainda que indicar qual língua estrangeira quer fazer, inglês ou espanhol. As questões dessas disciplinas aparecem na prova de linguagens, aplicada no primeiro dia do Enem juntamente com os testes de redação e ciências humanas. No segundo dia, os vestibulandos têm provas de matemática e ciências da natureza.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O participante que precisar de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

CRONOGRAMA

10 a 21 de maio - Inscrição
Até 27 de maio - Pagamento da taxa de inscrição

PROVAS

13 de novembro - Provas de linguagens, redação e ciências humanas, com 5h30 de duração
20 de novembro - Testes de ciências da natureza e de matemática, com 5h de duração

QUEM PODE PARTICIPAR

Enem impresso - Qualquer pessoa, inclusive os alunos chamados treineiros, ou seja, aqueles que não vão concluir o ensino médio este ano ou que não está cursando ainda essa etapa da educação básica

Enem digital - Exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2022. Vale destacar que há um número limitado de vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

COMO SE INSCREVER

Basta acessar a página do participante. No momento da inscrição, o participante deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade do Enem deseja realizar (impressa ou digital).

Importante!

* É preciso ter o login único dos portais gov.br para se inscrever no Enem. Quem não possui o login pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br

PARA QUE SERVE O ENEM

- Para autoavaliação ao concluir o ensino médio
- Para concorrer a vagas de graduação em em mais de cem universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
- Para concorrer a bolsas em faculdades privadas por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni)
- Para pleitear financiamento de mensalidades pelo governo federal, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
- Para participar do vestibular de faculdades particulares
- Para participar de processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame

 

Tags

Autor