CHUVAS NO GRANDE RECIFE: Veja como serão as aulas nas escolas e universidades públicas e privadas de Pernambuco nesta quinta-feira (26)
Previsão é de continuidade das chuvas nesta quinta-feira, mas com menos intensidade
Com a previsão de continuidade das chuvas no Recife e Região Metropolitana nesta quinta-feira (26), escolas e universidades públicas e privadas estão cautelosas se devem ter aulas presenciais ou optar pelo formato remoto.
Algumas redes e instituições já se posicionaram nesta quarta-feira (25) em relação às atividades desta quinta-feira (26). Outras preferiram esperar para avaliar o tempo e só depois decidirem.
Nas escolas da rede estadual, as aulas presenciais voltarão normalmente hoje, segundo a Secretaria de Educação de Pernambuco. A rede tem cerca de 530 mil alunos. A suspensão do presencial nesta quarta ocorreu só nos colégios da capital e Grande Recife.
Alunos das escolas municipais de Olinda e Ipojuca ficarão com atividades remotas quinta e sexta-feira. A rede municipal de Ipojuca tem 67 escolas e 21.600 alunos. Em Olinda os 26 mil estudantes deverão acompanhar as atividades de forma virtual.
A Secretaria de Educação do Recife informou que as aulas estão mantidas, nesta quinta-feira (26), nas escolas municipais da capital. Se houver qualquer mudança, um boletim será divulgado logo cedo, antes das 6h.
Nos colégios privados, a definição vai depender de cada escola. "Em princípio, aulas presenciais normais", afirmou o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz.
ENSINO SUPERIOR
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está no fim do segundo semestre letivo de 2021. A decisão é voltar atividades presenciais nesta quinta-feira. O mesmo será adotado na Universidade de Pernambuco (UPE).
Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mesmo que a chuva dê uma trégua, alunos, professores e servidores do câmpus Dois Irmãos, no Recife, terão aulas e atividades administrativas no modelo remoto.
A medida vale também para a unidade acadêmica do Cabo de Santo Agostinho e para o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), que fica em São Lourenço da Mata.
Segundo o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, a medida foi tomada porque a chuva causou problemas como queda de árvores; queda de poste, alagamento de vias internas e infiltrações em vários prédios.
Veja, abaixo, algumas redes ou universidades que se manifestaram:
Escolas estaduais - voltam as aulas presenciais
Escolas municipais de Recife - não há definição ainda
Escolas municipais de Olinda e de Ipojuca - aulas remotas quinta e sexta-feira
Escolas privadas - Depende de cada unidade
UFPE - Voltam aulas e atividades presenciais
UPE - Voltam aulas e atividades presenciais
UFRPE - Aulas e atividades remotas nesta quinta
Unicap - Aulas remotas
UNIAESO - Aulas remotas