COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

CHUVAS EM PERNAMBUCO: 10 mil estudantes estão sem aulas presenciais

Chuvas fortes que caíram em Pernambuco no final de maio e início de junho deixaram milhares de desabrigados e 129 mortos. No Recife, Jaboatão dos Guararapes e em Camaragibe ainda há escolas sendo usadas como abrigo

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 16/06/2022 às 16:24 | Atualizado em 16/06/2022 às 16:42
Notícia
X

As chuvas fortes que caíram no Grande Recife no final de maio e início de junho ainda causam prejuízo para pelo menos 10 mil alunos do ensino fundamental de três cidades da Região Metropolitana. Uma preocupação a mais para as famílias depois de os estudantes terem o aprendizado afetado, nos dois últimos anos, por causa da pandemia de covid-19.

No Recife, em Jaboatão dos Guararapes e em Camaragibe, 10.197 estudantes de 24 escolas municipais estavam sem aulas presenciais, até a última quarta-feira (15), porque as unidades de ensino em que estudam foram transformadas provisoriamente em abrigos ou porque problemas estruturais nos prédios inviabilizam a permanência das crianças.

Jaboatão dos Guararapes é a que tem mais alunos nessa situação. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, há 10 escolas sendo usadas como abrigos para famílias que tiveram que deixar suas residências. Em outros sete colégios municipais os temporais provocaram danos físicos. No total, a cidade está com 7.301 estudantes sem aulas regulares presenciais.

Na capital, de acordo com Secretaria Municipal de Educação, são 1.640 alunos com atividades remotas. As escolas que estão como abrigos são Casarão do Barbalho, na Iputinga; Maria Sampaio Lucena, na UR-1, Ibura; Poeta Paulo Bandeira, na UR-2, também no Ibura; e Adauto Pontes, no Jordão Alto.

Em Camaragibe, conforme a prefeitura, a suspensão das aulas presenciais afeta 1.256 alunos das Escolas Carmelo Orrico, localizada no Bairro dos Estados; Marcelo José, que fica no Alto Santo Antônio; e o CMEI Judith Maria, em Tabatinga.

"Chamamos o Conselho Municipal de Educação na semana passada e ficou definido que até a próxima quarta-feira, dia 22, as gestões dessas escolas devem apresentar um plano de ação para recompor a aprendizagem dos alunos. Não podemos adotar uma regra única para todas pois é preciso considerar a particularidade de cada escola", diz a secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Ivaneide Dantas.

Conforme Ivaneide, são 14 dias letivos já sem aulas regulares nessas 17 escolas. Os estudantes contam apenas com as aulas remotas transmitidas pela TV Escola no canal 22.2, no Youtube e no Facebook. Jaboatão tem cerca de 66 mil alunos e 148 creches ou escolas.

"Qualquer que seja o motivo que deixe o estudante fora da sala de aula nos preocupa. Mas nesse momento o acolhimento às famílias desabrigadas foi importante. À medida que as escolas são desocupadas há uma avaliação com a equipe de engenharia para avaliar a estrutura, fazer reparos se houver necessidade e depois retorno dos alunos", explica Ivaneide.

Uma das soluções, diz a secretária, poderá ser usar temporariamente espaços em igrejas ou de outras instituições caso as escolas demorem muito como abrigos.

REMOTO

Em Camaragibe, a prefeitura informou que os alunos estão recebendo conteúdos pedagógicos remotamente. "Espera-se que as escolas sejam liberadas à medida em que as famílias receberem as primeiras parcelas do auxílio aprovado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Camaragibe", diz.

No Recife, a Secretaria de Educação explicou que os estudantes também estão com aulas remotas, acompanhadas por meio do programa EducaRecife, através da TV e da internet, além das atividades realizadas pelos professores.

Tags

Autor