COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Cinco motivos para estudar no IFPE. Inscrição para seleção acaba nesta sexta-feira

Estudantes podem concorrer a 3.261 vagas em cursos técnicos, superiores ou de qualificação profissional

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 16/06/2022 às 19:17 | Atualizado em 17/06/2022 às 10:53
Notícia
X

Seleção sem provas, sem vestibular, sem pagar taxa de inscrição e ingresso em cursos de qualidade, além de boa empregabilidade no mercado de trabalho após a formatura. Esses são alguns dos motivos para um estudante se interessar pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Em vez de vestibular, o IFPE vai mais uma vez selecionar seus novos alunos pelas notas que eles tiraram na educação básica ou no Enem. Não é preciso pagar nada para concorrer a 3.261 vagas em cursos técnicos, superiores e de qualificação profissional. Essas vagas são para o segundo semestre letivo deste ano e tem opções de ensino presencial ou remoto.

Os aprovados nessa seleção começarão a estudar entre o final de julho (dia 30) e a segunda quinzena de agosto (dia 17). Cada unidade acadêmica ou polo de EAD tem sua data específica nesse intervalo de tempo.

PRAZO DE INSCRIÇÃO

Interessados devem se apressar pois as inscrições para o processo seletivo, totalmente online, acabam nesta sexta-feira (17). Podem concorrer alunos que concluíram o ensino fundamental e querem fazer o ensino médio juntamente com a formação técnica (modalidade integrada).

Também quem já tem ensino médio e quer agora apenas o curso técnico (modalidade subsequente). Há ainda os cursos superiores.

Outro bom motivo para se inscrever no IFPE é a oferta de câmpus em todas as regiões do Estado. O instituto tem unidades em 16 cidades pernambucanas. São oito na Região Metropolitana e oito no interior.

No Grande Recife o IFPE está presente na capital, no Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Olinda, Paulista e Igarassu. No interior há câmpus em Palmares, Vitória de Santo Antão, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Pesqueira e Afogados da Ingazeira.

Os cursos superiores na modalidade de educação a distância serão ofertados nos polos das cidades de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Santana do Ipanema e Santa Cruz do Capibaribe. Esses cursos terão encontros presenciais nos polos, realizados quinzenalmente aos sábados.

Neste link voce conhece todos os cursos do IFPE

VAGAS

Entre as vagas oferecidas, a maior parte, 2.065 no total, é de cursos técnicos subsequente (voltados para quem já concluiu o ensino médio). Tem mais 352 são para cursos técnicos integrados (para quem terminou o ensino fundamental e fará ensino médio e curso técnico ao mesmo tempo).

Há ainda 35 vagas na modalidade Proeja – Qualificação Profissional, e 809 são para cursos superiores, sendo 449 dessas ofertadas no modo presencial e outras 360 na modalidade de educação a distância.

QUEM PODE SE INSCREVER

Candidato aos cursos técnicos integrados (ensino médio + formação técnica) deve:

- ter certificado de conclusão do ensino fundamental, ou equivalente, até a data da matrícula
- não ter idade igual ou superior a 18 anos até a data da matrícula

Candidatos aos cursos técnicos subsequentes (apenas formação técnica) e cursos superiores:

- Deve ter certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula

COTAS

O IFPE reserva 60% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas da rede pública. Dentro desse percentual há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas e indígenas. Também existe cota nos cursos com vocação agrícola para estudantes oriundos do campo.

SELEÇÃO PELO HISTÓRICO ESCOLAR OU ENEM

Para os candidatos que se inscreverem nos cursos técnicos integrado, Proeja e subsequente, a seleção se dará por meio da análise das notas em português e matemática, com base no histórico escolar ou certificação equivalente.

Veja aqui o edital 

Para a seleção das vagas de cursos subsequentes outra opção é usar a pontuação obtida na provas de linguagens e de matemática em uma das cinco últimas edições do Enem (anos de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021).

Já os concorrentes das vagas dos cursos superiores deverão utilizar a nota geral do Enem de uma das cinco últimas edições do Exame (de 2017 a 2021).

COMO SE INSCREVER NO IFPE

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página do processo seletivo, no site do IFPE (clique aqui).

Durante o processo de inscrição, o candidato deverá inserir a pontuação obtida nas disciplinas e anexar a documentação comprobatória das notas, média ou pontuação de acordo com a modalidade de curso escolhida. Os arquivos deverão estar nos formatos PDF, JPEG, JPG, TIFF ou PNG e ter no máximo 5MB.

CALENDÁRIO DO IFPE

A lista preliminar das inscrições será divulgada na próxima semana, no dia 22 de junho.

Os vestibulandos que tiverem a inscrição indeferida poderão retificar os dados e, inclusive, anexar nova documentação. O prazo para retificação será 27 e 28 de junho. A lista final de inscritos será publicada em 4 de julho. O listão dos aprovados sairá em 8 de julho.

Para o ano letivo de 2023, o IFPE deve lançar um novo edital no final deste ano com as vagas que serão ofertadas. Será, portanto, outra seleção. 

MATRÍCULAS

A matrícula dos candidatos classificados será realizada a partir de 11 de julho de 2022, conforme cronograma e calendário específico de cada campus/polo, disposto no Edital de Matrícula expedido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proden) e publicado no site ingresso.ifpe.edu.br.

DÚVIDAS SOBRE SELEÇÃO DO IFPE

Para esclarecer dúvidas dos candidatos há o canal atendimentoingresso.ifpe.edu.br, que ficará ativo durante todo o processo seletivo. Também serão realizados atendimentos presenciais nos câmpus, em dias e horários específicos. Outra opção é o atendimento por telefone. Todos os contatos e endereços dos câmpus e polos estão disponíveis no edital.

PROGRAME-SE

Inscrições: Até 17 de junho
Lista preliminar de Inscrições: 22/06
Retificação de inscrições: 27 e 28/06
Lista final de inscrições e resultado preliminar: 04/07
Interposição de recursos: 05/07
Resultado final: 08/07
Convocação para heteroidentificação: 08/07
Procedimentos para heteroidentificação e aferição da condição de indígena: a partir de 11/07

Tags

Autor