COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Em vez de alunos, Programa Ganhe o Mundo, do governo de Pernambuco, levará professores para intercâmbio

Ainda não há previsão se as viagens do Ganhe o Mundo para os alunos vão voltar. Para os professores, governo de Pernambuco aguarda apenas aprovação da lei na Alepe. Os docentes vão para Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Chile, Argentina e Espanha

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 17/06/2022 às 14:37 | Atualizado em 17/06/2022 às 16:55
Notícia
X

Enquanto não confirma se haverá aulas e viagens de intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo para os estudantes - suspensas em 2020 com a pandemia de covid-19 - o governo de Pernambuco se prepara para lançar uma nova versão, desta vez voltada para os docentes.

Projeto de lei que cria o Ganhe o Mundo Professor deve ser votado nos próximos dias na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Já foi aprovado nas três comissões que passou (Constituição e Justiça; Administração Pública e Finanças).

Pela proposta apresentada pelo Executivo, o intercâmbio vai beneficiar, por ano, 130 docentes de inglês ou de espanhol.

Os professores que participarem do programa farão intercâmbio de seis semanas.

Para aperfeiçoar o inglês o destino será Canadá (55 vagas), Estados Unidos (10 vagas) e Inglaterra (15 vagas). Aqueles que lecionam língua espanhola vão viajar para Argentina (15 vagas), Chile (25 vagas) e Espanha (10 vagas).

Além dos docentes das escolas estaduais de ensino médio, podem se candidatar os técnicos formadores em inglês ou espanhol e os professores dos Núcleos de Línguas.

BOLSAS 

Fora as despesas com o intercâmbio (passagens e estadia), os selecionados receberão três bolsas, cada uma no valor de R$ 1.620.

Conforme o texto do projeto de lei, a primeira, chamada de bolsa de instalação, será paga após o desembarque do docente no país de destino, para despesas iniciais.

Já as outras duas bolsas, nominadas como de manutenção, serão pagas em dois momentos: no desembarque no exterior e após 20 dias do desembarque no país de destino, para custeio de despesas pessoais.

O secretário estadual de Educação, Marcelo Barros, afirmou, em abril passado, quando anunciou o novo programa, que a ideia é que os participantes viajem para o intercâmbio no período de férias das escolas. Para o primeiro ano do programa, o governo estadual estima investir R$ 5,8 milhões.

ALUNOS

Para os estudantes, o Ganhe o Mundo, um dos principais programas de educação da gestão do PSB, está suspenso. Nem mesmo os cursos de inglês, espanhol e alemão estão acontecendo. E não há definição também sobre a volta das viagens para o exterior.

O Ganhe Mundo foi criado em 2011. O primeiro embarque do intercâmbio aconteceu em julho de 2012. Desde o início, o programa já mandou mais de oito mil alunos do ensino médio da rede estadual para estudarem seis meses fora do Brasil. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Espanha e Argentina foram alguns dos destinos.

 

Tags

Autor