Estudantes que começam este ano a participar do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE), vão encontrar um novo formato de seleção. O vestibular seriado, como também é chamado, avalia o candidato três vezes, ao final de cada série do ensino médio, mas somente no último ano ele concorre a vagas de graduação. Como agora em 2022 teve início a implementação do novo ensino médio, o SSA será alterado justamente para se adequar a essas mudanças.
Interessados em fazer o SSA devem se inscrever a partir da próxima segunda-feira (18) no site do processo seletivo. O período de inscrição dura um mês. Vai, portanto, até 18 de agosto. Para participar é preciso pagar uma taxa de R$ 110.
Candidatos que possuem Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, podem fazer o exame de graça, mas têm que solicitar a isenção do pagamento entre os dias 18 e 24 de julho também na página virtual da UPE.
O SSA 1 e o SSA 2 (para alunos dos 1º e 2º anos, respectivamente) estão marcados para os dias 11 e 12 de dezembro. Já os concluintes do ensino médio (3º ano), inscritos no SSA 3, terão avaliação um fim de semana antes, em 4 e 5 de dezembro.
Vale destacar que as mudanças no seriado, este ano, são para os estudantes do 1º ano. Quem já iniciou a seleção em 2020 ou 2021 (e que fará agora o SSA 2 ou SSA 3, portanto) terminará o processo no modelo usado até o ano passado.
MAIS VAGAS
A UPE destina metade das vagas de graduação para o vestibular seriado. Os outros 50% são preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Enem.
Com a implementação de dois novos câmpus (Surubim e Ouricuri) e a criação de cinco novos cursos (terapia ocupacional, no Recife; licenciatura em computação, em Nazaré da Mata; enfermagem em Ouricuri; e sistemas de informação e engenharia de software em Surubim) haverá mais vagas para 2023: 1.800 para o SSA e 1.800 para o Sisu.
"Além da mudança no formato, teremos novidades também na operacionalização do SSA. Uma delas é que permitiremos que o candidato leve telefone celular para o local de prova, o que antes era proibido", explica o pró-reitor de graduação e presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins.
Ele lembra que a composição da média final do candidato foi mantida: 30% da nota do SSA1, 30% do SSA 3 e 40% do SSA 3.
"Com o novo ensino médio, a mudança no SSA é importante. Como será o primeiro ano, portanto ainda experimental, acredito que poderá haver adequações mais à frente", destaca o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz. "Achei o conteúdo programático bastante extenso", comenta.
MUDANÇAS NAS PROVAS
Uma das mudanças é a nova configuração das provas. Antes os vestibulandos respondiam 10 testes, separados por disciplinas (português, língua estrangeira, matemática, física,
química, biologia, geografia, história, filosofia e sociologia).
Agora serão quatro, com as matérias agrupadas por área do conhecimento, semelhante ao que ocorre hoje no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais. Tem ainda a redação (só no SSA 3).
Será mantida a aplicação do seriado em dois dias, assim como o tempo de duração por dia, quatro horas. Também permanece a mesma quantidade de questões, 90 (45 por dia). Mas o número de quesitos por disciplina vai mudar.
No SSA 1 e no SSA 2, a prova de linguagens terá 22 questões e a de ciências humanas e sociais, 23. Para matemática haverá 21 perguntas e em ciências da natureza, 24.
PARA O SSA 3
No novo ensino médio, uma das novidades é a ampliação da carga horária, que passa de 2.400 horas para 3 mil horas. E o currículo é dividido em duas partes: uma igual para todas as escolas, chamada de Formação Geral Básica (FGB), que inclui as disciplinas já conhecidas; e outra que serão os Itinerários Formativos (IF). O conteúdo dessa segunda parte pode ser montado conforme os itinerários escolhidos por cada unidade de ensino.
Por isso, para os candidatos do SSA 3, a mudança em relação às provas é maior, a fim de contemplar os itinerários formativos. No primeiro dia, o fera terá as quatro provas objetivas (num total de 40 questões) e a redação, onde serão cobrados conhecimentos da formação geral básica.
No segundo dia haverá 60 quesitos com assuntos dos itinerários formativos. O estudante vai responder à prova sobre os itinerários que estiverem atrelados ao curso que graduação que ele se inscrever no SSA 3.
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
Com o novo ensino médio, as escolas não precisam mais ministrar assuntos de filosofia e sociologia durante as três séries. No caso das escolas estaduais de Pernambuco, por exemplo, os estudantes do 1º ano não têm mais aulas de sociologia. Já para os do 2º ano não há mais aulas de filosofia.
Para o SSA 1 não haverá mais prova sociologia, somente filosofia, dentro da prova de ciências humanas e sociais. No SSA 2 é o contrário: cairão assuntos de sociologia e não mais de filosofia. Já no SSA 3 nenhuma dessas matérias será cobrada.
Outra alteração é a inclusão de assuntos de educação física na prova de linguagens do SSA 1 e do SSA 2. E embora o novo ensino médio contemple apenas o inglês, no seriado a UPE optou por manter a oferta do espanhol, dentro do teste de linguagens.
DIVISÃO DAS PROVAS POR DIA
Para SSA 1 e SSA 2
Primeiro dia: Provas de linguagens e de ciências humanas e sociais
- Linguagens: 22 questões de arte, educação física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e português
- Ciências humanas e sociais: 23 questões de história, geografia, filosofia e sociologia
Segundo dia: Provas de matemática e de ciências da natureza
- Matemática - 21 questões
- Ciências da natureza: 24 questões de biologia, química e física
Para SSA 3
Primeiro dia: Cinco provas: redação, a única subjetiva. E mais quatro objetivas, num total de 40 questões:
- Linguagens: língua estrangeira (inglês ou espanhol) e português
- Ciências humanas e sociais: história e geografia
- Matemática
- Ciências da natureza: biologia, química e física
Segundo dia: 60 questões sobre os itinerários formativos
* O candidato vai responder à prova sobre os itinerários que estiverem atrelados ao curso que graduação que ele se inscrever no SSA 3
COMPOSIÇÃO DA NOTA FINAL
Permanece igual: 30% do SSA1, 30% do SSA 3 e 40% do SSA 3
PONTO DE CORTE
Como é hoje:
- Para não ser eliminado, o vestibulando tem que tirar no mínimo 20% da nota do candidato que tiver a média mais alta do curso que está concorrendo. Também precisa acertar no mínimo uma questão de cada prova e não pode tirar zero em nenhuma prova
Como ficará
- O estudante terá que somar no mínimo 30% da nota do candidato com a média mais alta do curso e precisará acertar ao menos duas questões de cada prova. Continua sem puder zerar todas as provas
FALTAS
Como é atualmente
- O estudante que faltar um dia de provas leva zero em toda a etapa
Como será
- O candidato só terá zero naquelas provas que deixar de responder
Comentários