EDUCAÇÃO

Prouni 2022: saiba por que o programa não mostra a nota de corte neste ano

Os candidatos do Prouni reclamam da falta, já que, sem as notas, ficam impossibilitados de saber o desempenho individual

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 03/08/2022 às 14:41 | Atualizado em 03/08/2022 às 14:56
Notícia
X

As inscrições para a segunda edição do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2022 tiveram alterações neste ano. Os candidatos se surpreenderam com a falta de disponibilização da nota de corte parcial, que não foi mostrada nos primeiros dias de inscrições. As informações são do Guia do Estudante.

Os estudantes reclamam da falta das notas, já que, sem elas, ficam impossibilitados de saber o desempenho individual no Prouni para, caso estejam com desempenho abaixo do necessário para o curso desejado, mudar de opção.

Assim, os inscritos só vão saber da classificação quando for divulgado o resultado da primeira chamada, na próxima segunda-feira (8).

Ao Guia do Estudante, o Ministério da Educação (MEC) esclareceu que, em razão das mudanças realizadas no programa a partir desta edição, as notas de corte não serão mais disponibilizadas ao longo dos dias do programa. A razão é a implementação da nova ordem de prioridade de classificação.

Classificação dos candidatos

Segundo o edital do Prouni 2022, a modalidade de concorrência escolhida no ato de inscrição, curso, turno, local de oferta e instituição escolhida serão levados em conta na classificação dos candidatos. Confira:

  1. professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  2. estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  3.  estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  4. estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  5. estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  6. estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Inscrições para o Prouni 2022

As inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2022 vão até esta quinta-feira (4). 

O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo integrais (cobrem 100% da mensalidade) e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior.

De acordo com o MEC, para se inscrever no processo seletivo do Prouni, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ou 2021 e ter obtido média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

Confira outros requisitos para participar do Prouni:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; e
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

Para concorrer às bolsas integrais do Prouni, o estudante deve ainda ter renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio (R$ 1.818 por pessoa). Para as bolsas parciais, o limite da renda familiar bruta mensal per capita é de três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa).

Faça sua inscrição no ProUni 2022.2 clicando aqui!

O resultado da 1ª chamada do Prouni deve ser divulgado no dia 8 de agosto e a comprovação das informações necessárias acontece entre 8 e 17 de agosto.

Já o resultado da 2ª chamada será conhecido no dia 22 de agosto, com a comprovação sendo realizada de 22 a 31 de agosto. Além disso, haverá uma lista de espera do Prouni entre 5 e 6 de setembro, com resultado no dia 9 do mesmo mês e comprovação entre 10 e 16 de setembro.

Tags

Autor