COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

Enem 2022: 5 assuntos para revisar para as provas de matemática e ciências da natureza

Os mais de 3,3 milhões de candidatos farão as provas de ciências da natureza e matemática no segundo dia do Enem, em 20 de novembro

Margarida Azevedo
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Publicado em 26/10/2022 às 6:00 | Atualizado em 26/10/2022 às 15:07
ACERVO PESSOAL
REVISÃO Nicole Alves, 18, está respondendo simulados para identificar quais assuntos precisa estudar mais - FOTO: ACERVO PESSOAL
Leitura:

Mais de 3,3 milhões de candidatos estão de olho no calendário por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto o primeiro dia da avaliação, 13 de novembro, reúne assuntos das áreas de humanas e linguagens, o segundo dia, 20 de novembro, é considerado mais "pesado" entre os feras. Isso porque é no último domingo de provas que os estudantes encaram química, física, biologia e matemática. São muitos cálculos para resolver numa única tarde.

Matemática é a única disciplina que tem uma prova sozinha, com 45 questões. O teste de ciências da natureza, com número igual de perguntas, reúne os conteúdos de física, biologia e química. Portanto, a quantidade de assuntos dessas três matérias é dividida pelos 45 quesitos. No total, são destinadas cinco horas para o segundo dia do Enem, das 13h30 às 18h30, com fechamento dos portões meia hora antes, às 13h.

Professores do Colégio Saber Viver, que a partir de 2023 terá turmas do ensino médio, foram convidados a indicarem cinco assuntos para revisão dos vestibulandos. Eles se basearam na presença desses temas nos últimos anos do Enem.

Em Pernambuco, o Enem tem 186.837 inscritos que farão os testes em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Fera do bacharelado em física, Nicole Alves, 18 anos, diz que o segundo dia do Enem é o que ela prefere. "Sempre gostei mais de exatas", destaca Nicole, aluna da Escola Técnica Estadual João Bezerra, que fica em Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife.

Nesta etapa de revisão, ela opta por responder simulados e provas anteriores do Enem. "Nos assuntos que percebo alguma dificuldade volto e estudo mais", explica Nicole, que pretende ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além da escola, ela se prepara para o Enem no cursinho pré-universitário ofertado pelo Instituto JCPM de Compromisso Social.

MATEMÁTICA

"A prova de matemática do Enem está muito associada ao dia a dia do estudante. Por exemplo, um assunto com relevância é grandezas proporcionais, a parte de razão e proporção. Porcentagem também tem presença garantida no exame", diz o professor Darlan Moutinho.

Na pandemia de covid-19, o uso de álcool a 70% para higienização de mãos, objetos e ambientes foi comum entre as pessoas. "Essa solução coloca uma quantidade de água para outra de álcool. Ou quando vamos fazer um suco. Usamos uma quantidade de polpa proporcional à de agua", exemplifica Darlan.

Função do primeiro grau é outro assunto que está na lista de revisão elencada pelo professor de matemática. Ele diz que vale rever taxa de variação, que também pode ser chamada de coeficiente angular. Na função polinomial do 2º grau, Darlan conta que normalmente aparecem questionamentos sobre receita máxima. Análise de gráficos sempre aparece também.

Em geometria espacial, Darlan diz para os vestibulandos focarem em prisma, principalmente paralelepípedo reto retângulo e cubo. "Sempre trabalhamos esses sólidos associando principalmente volume. E qual é o volume? É o produto das três dimensões: comprimento vezes largura vezes altura", explica Darlan. Ele sugere não esquecer de cilindro também.

Estatística é outro assunto corriqueiro no Enem. "O estudante deve lembar o que é moda, mediana e um desvio padrão", ressalta o professor de matemática.

FÍSICA

Em física, o professor Rodrigo Cunha diz que leis de Newton e energia são certeiros. Outros assuntos comuns na prova de ciências da natureza são os movimentos dos corpos com seus respectivos gráficos, resistores elétricos e potência. Vale ainda responder perguntas sobre calorimetria, termodinâmica e fenômenos ondulatórios.

"No caso dos fenômenos ondulatórios, como reflexão, refração, interferência, difração, ressonância, polarização e efeito Doppler é muito importante compreender a teoria e os conceitos e como também as suas aplicações dos fenômenos na tecnologia, na ciência ou em situações simples do dia a dia", observa Rodrigo.

"Podemos citar como exemplos dessas aplicações o exame de ultrassom com Doppler, o fone com cancelador de ruídos, os óculos de 3D, os instrumentos musicais de corda e sopro e o aparelho de microondas", enumera o professor.

BIOLOGIA

Na parte de biologia, o professor Alan Barros informa que os principais tópicos abordados pelo Enem na disciplina são ecologia, citologia, genética, programa de saúde, fisiologia e evolução.

"Ecologia ainda é um dos temas que mais aparecem no exame. É importante o estudante praticar exercícios sobre poluição, principalmente a poluição do ar e das águas. A dica que sempre é válida é não só conhecer o problema ambiental, mas também saber quais são as possíveis soluções. O vestibulando deve estabelecer conexões entre o conteúdo de botânica e ecologia pois eles podem aparecer integrados", comenta Alan.

"Outro ponto importante é o conteúdo de genética. É relevante saber interpretar um heredograma ou saber como uma doença é passada de gerações. Pode acontecer também da questão ser sobre engenharia genética pois é bastante comum o Enem falar de biotecnologia", diz Alan.

Ele destaca que "tudo o que dá problema relacionado ao ser humano cairá no Enem. Por isso, muita atenção tanto nos conceitos de parasitologia como programas de saúde", observa Alan.

"Em programa de saúde podem aparecer doenças relacionadas ao sistema digestório, circulatório e respiratório. Não esqueça da covid-19 nem da dengue, que só este ano bateu recordes de infecções por todo o Brasil", enfatiza o professor de biologia do Colégio Saber Viver.

QUÍMICA

Os cinco assuntos mais recomendados pelo professor Mauro Alexandre na revisão de química são os os que mais aparecem no ranking montado por ele a partir da edição do Enem de 2014. "As provas do Enem se transformaram muito nos últimos anos. De oito anos para cá o exame ficou mais conteudista. Antes disso o nível das questões era mais simples. Por isso sugiro que os estudantes busquem as provas a partir de 2014", pontua Mauro.

Equilíbrios químicos, cálculos estequiométricos, separação de misturas, propriedades físicas e químicas dos compostos e eletroquímica são os conteúdos que não podem ficar de fora da revisão. "Vale incluir ainda soluções, termoquímica e reações orgânicas", sugere Mauro.

OS 5 ASSUNTOS PARA REVISAR

Matemática

1 - Razão e proporção

2 - Porcentagem

3 - Função polinomial 1º e 2º grau

4 - Análise de tabela e gráfico

5 - Geometria espacial (paralelepípedo e cilindro)

 

Física

1 - Leis de Newton e energia e suas transformações

2 - Os movimentos dos corpos com seus respectivos gráficos

3 - Resistores elétricos e potência

4 - Calorimetria e termodinâmica

5 - Fenômenos ondulatórios

 

Química

1 - Equilíbrios químicos

2 - Cálculos estequiométricos

3 - Separação de misturas

4 - Propriedades físicas e químicas dos compostos

5 - Eletroquímica

 

Biologia

1 - Ecologia

2 - Citologia

3 - Genética

4 - Programa de saúde

5 - Fisiologia

Comentários

Últimas notícias