COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

ENEM 2022 e covid-19: médicos defendem que candidatos usem máscaras nos locais de provas

Mais de 3,3 milhões de candidatos farão o Enem nos próximos dois domingos. Em Pernambuco, provas serão aplicadas em 83 cidades e na ilha de Fernando de Noronha

Margarida Azevedo Cinthya Leite
Cadastrado por
Margarida Azevedo
Cinthya Leite
Publicado em 11/11/2022 às 16:59 | Atualizado em 11/11/2022 às 17:59
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Neste Enem 2022 máscaras de proteção contra a covid-19 não são obrigatórias nos Estados e municípios que o equipamento estiver liberado em ambientes fechados - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Mais de 3,3 milhões de candidatos são esperados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dois domingos (dias 13 e 20 de novembro). Pelas regras oficiais, os participantes não serão obrigados a usar máscaras de proteção à covid-19 nos Estados e municípios que liberaram o equipamento individual em ambientes fechados, como é o caso de Pernambuco.

Neste domingo (13) as provas serão de redação, linguagens e ciências humanas. No dia 20 os testes serão de matemática e ciências da natureza. Em ambos os dias, portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, com início das provas às 13h30. A saída é liberada a partir das 15h30. No dia 13 o Enem acaba às 19h e no dia 20 às 18h30.

Em Pernambuco há 184.860 candidatos para o Enem impresso e 1.977 para o modelo digital. As provas ocorrerão em 83 cidades e no arquipélago de Fernando de Noronha. Ao todo são 689 locais de aplicação do exame.

O QUE DIZEM OS MÉDICOS

Diante do aumento de casos de covid-19, mesmo sem a exigência formal do uso de máscaras, médicos recomendam que os vestibulandos usem a proteção. Não há uniformidade nas salas de realização do exame: há prédios com ar condicionado e outros apenas com ventilação natural ou ventiladores. Também existem salas com e sem janelas, o que difere na circulação do ar.

“Quem for fazer a prova do Enem deve sim usar máscara, assim como o álcool em gel. É importante manter o distanciamento físico. Essas precauções valem para prevenir covid e outras doenças que estão em circulação", orienta a médica epidemiologista Ana Brito, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco.

"É fundamental também manter os ambientes das salas ventilados. Se não puder, tem que fazer distanciamento. Outro ponto importante é evitar falar nos ambientes de prova”, diz Ana Brito.

ARTES/JC
Informações sobre o Enem 2022 - ARTES/JC

Opinião semelhante tem o infectologista Filipe Prohaska. "A grande preocupação são salas fechadas com ar-condicionado, sem o distanciamento correto. Some a isso o fato de adolescentes terem taxas de vacinação mais baixa, principalmente com relação à ausência da terceira dose, que é extremamente importante para o enfrentamento da ômicron e de suas subvariantes", ressalta o médico.

"Sabemos a importância do Enem para cada aluno, apesar de orientar que, caso tenha sintomas, ele não vá fazer prova. Por essas e outras questões, sugerimos o uso de álcool em gel e máscaras durante a prova", afirma Filipe.

A médica infectologista Alexsandra Costa igualmente recomenda a máscara nos dia do Enem. "Estamos percebendo aumento no número de casos de covid-19. Portanto, seria mais prudente sim o uso do máscara no Enem. Até porque o distanciamento entre os candidatos é mínimo", comenta Alexsandra.

"Para ter mais segurança, especialmente se o estudante for de grupos de risco ou tiver contato com pessoas desses grupos, é melhor usar a máscara sim", diz a médica.

SE TIVER COM COVID, FIQUE EM CASA

Candidatos que estiverem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Assim como nas duas últimas edições do exame, esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas.

A reaplicação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.

Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Além da covid serão aceitas justificativas de candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

SOBRE O USO DE MÁSCARAS

Um dos itens do edital do Enem diz que "é proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à covid-19, exceto nos Estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar".

O órgão diz ainda que "durante a identificação do participante, será necessária a retirada da máscara de proteção à covid-19, sem tocar sua parte frontal, seguida da higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo chefe de sala antes de entrar na sala de provas, exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar".

ÁLCOOL

Os candidatos podem levar frasco de álcool líquido ou em gel, "apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salas", informa o Inep. "Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas. Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados. É recomendado, ainda, que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo", esclarece o órgão do MEC.

 

Comentários

Últimas notícias