Depois do Enem, realizado nos dias 13 e 20 de novembro, vestibulandos que estão no 3º ano do ensino médio têm mais um desafio: a terceira e última etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco (UPE). As provas serão realizadas no próximo domingo (4) e segunda-feira (5).
Estão inscritos 13.159 estudantes no SSA 3. Na disputa estão 1.800 vagas em 54 cursos de graduação. A mesma quantidade de vagas é disponibilizada pela UPE no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem e terá inscrições em fevereiro. Em ambos os processos, 30% das vagas são reservadas para egressos de escolas públicas.
No SSA, o candidato faz provas três vezes, ao final de cada série do ensino médio. Por isso, é muito importante ficar atento às regras para não perder a seleção justamente no último ano de realização.
As provas serão aplicadas nas cidades de Recife, Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri e Surubim.
HORÁRIOS E PROVAS
Os testes vão começar às 8h15 e terminarão às 12h45. Os portões abrem às 7h e fecharão às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário. A saída é liberada somente a partir das 11h15. Dessa hora em diante o candidato poderá levar o caderno de provas.
No domingo (04), haverá provas de redação e português (12 questões), matemática (12 questões), língua estrangeira (inglês ou espanhol, com 10 quesitos) e filosofia (8 quesitos). No total, a parte objetiva terá 42 questões de múltipla escolha.
Na segunda-feira (05), serão 58 questões distribuídas entre as disciplinas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Somente sociologia terá 8 questões. As demais são com 10 quesitos cada.
CELULAR E CARTÃO DE INSCRIÇÃO
Uma das novidades deste ano, segundo o presidente da comissão do vestibular e pró-reitor de graduação da UPE, Ernani Martins, é que os estudantes poderão levar telefone celular para os locais de provas. A regra vale para o SSA 3 e também para as demais fases, SSA 1 e SSA 2. Mas os candidatos deverão deixar o aparelho desligado dentro de um porta objetos que será fornecido pelos fiscais.
Diferentemente do Enem, que a apresentação do cartão de inscrição não é obrigatória, no SSA exige-se que o vestibulando leve o documento.
"Outra novidade é que os cartões de inscrição podem ser levados em aparelhos eletrônicos, não precisa ser físico, já que será permitido o acesso aos prédios com celulares e tablets", explica Ernani Martins.
Ele informa que documentos de identificação, outro item de apresentação obrigatório, igualmente poderá ser mostrado no formato digital.
Para imprimir o cartão de inscrição, caso seja a opção do estudante, é preciso acessar a página do processo de ingresso e colocar login e senha (cadastrados quando foi feita a inscrição). O cartão informa o prédio, endereço e número da sala que o fera fará o SSA 3.
Caso o candidato não apresente documento de identidade original por motivo de perda, furto ou roubo deverá estar de posse do registro da ocorrência em órgão policial.
Quando a ocorrência policial não registrar o prazo de validade, será considerado válido, para a realização das provas, o B.O. expedido até 30 dias antes da data da prova.
COVID-19
O uso de máscaras de proteção contra a covid-19, nos locais de provas, será opcional. A comissão do vestibular da UPE não vai obrigar o vestibulando a estar com a proteção no rosto.
A universidade voltou a exigir máscaras em ambientes fechados da instituição. Mas Ernani Martins explica que como a aplicação das provas do SSA não se restringe a prédios da UPE essa regra não será aplicada no vestibular seriado.
Leia o manual do candidato aqui
"Não realizamos provas apenas nos prédios da UPE e o protocolo está restrito às nossas unidades e na realização das atividades acadêmicas. Por isso não será obrigatório no SSA, mas recomendamos o uso sim pelos candidatos", afirma o pró-reitor da UPE.
REGRAS DA REDAÇÃO
Para escrever a redação, o candidato receberá uma folha específica com um campo de leitura ótica, nela impresso o seu número de inscrição, que deve ser cuidadosamente conferido. A dissertação deverá ser transcrita com letra legível, sem rasuras, utilizando caneta esferográfica na cor preta ou azul. Texto escrito com lápis grafite levará nota zero.
O redação deve ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas. Também terá nota zero se o texto tiver menos de sete linhas.
Importante lembrar: a folha de redação não deverá ser assinada, rubricada ou conter qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de ser anulada.
Vale destacar o que dá nota zero na prova de redação:
* se a folha de redação estiver identificada por assinatura, rubrica ou qualquer sinal identificador;
* se a folha de redação estiver em branco, mesmo que o texto tenha sido escrito na folha de rascunho;
* se houver fuga total ao tema proposto e/ou ao gênero dissertativo-argumentativo;
* se o texto contiver menos de sete linhas;
* se o texto for redigido com lápis grafite;
* se houver presença de trecho propositadamente estranho ao tema ou que contenha ofensas a pessoas ou instituições
PLANTÃO
No próximo sábado (03), a comissão do vestibular da UPE estará de plantão na reitoria, no câmpus Santo Amaro, área central do Recife (Av. Agamenon Magalhães, s/n), das 8h às 16h. Caso algum candidato tenha algum problema para acessar o cartão de inscrição, precise esclarecer dúvidas ou adoeça e por isso necessite de atendimento especial, deverá entrar em contato com a universidade.
Comentários