Quase 48 mil adolescentes têm um compromisso neste domingo e segunda-feira que poderá render para eles uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE). Eles farão a primeira ou a segunda etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), formato de vestibular que avalia o estudante três vezes, ao final de cada série do ensino médio.
A UPE reserva metade de suas vagas de graduação, 1.800, para o SSA. A outra metade vai para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem para preencher as vagas.
Os alunos do 1º ano terão as provas do SSA 1 pela manhã. São 28.104 inscritos. À tarde a seleção acontece para 19.671 candidatos do SSA 2 - estudantes que estão no 2º ano.
O SSA 3, ou seja, para os concluintes do ensino médio, já aconteceu no início da semana passada. Somente no SSA 3 é que o vestibulando escolhe o curso que pretende concorrer.
HORÁRIOS
No SSA 1, os portões abrem às 7h e fecham às 8h, com início do exame às 8h15. A saída é permitida a partir das 11h15 e a seleção vai até 12h15.
Os estudantes do SSA2 farão as provas das 14h30 até 18h30. O acesso aos prédios é liberado a partir das 13h15. Pode entrar até 14h15. É permitido ir embora a partir das 17h30.
GABARITOS
Os gabaritos preliminares de todas as provas, dos dois dias de exame, só serão liberados nesta segunda-feira (12) pela comissão do vestibular, na página do processo seletivo. O gabarito referente ao SSA 1, será liberado à tarde, e o gabarito do SSA 2 no período da noite.
NOVO ENSINO MÉDIO
A novidade é que as provas do SSA 1 serão apresentadas atendendo ao novo ensino médio e que começou a ser implementado em todas as escolas brasileiras neste ano de 2022. As tradicionais disciplinas do currículo - português, matemática, história, geografia, física, química, biologia - estarão agrupadas de forma diferente para esses estudantes, como acontece hoje no Enem.
Por dia são quatro horas de provas. No SSA 1, neste domingo, haverá 45 questões das áreas de linguagem e ciências humanas. Amanhã o participante terá mais 45 quesitos de matemática e ciências da natureza.
Para o SSA 2 está mantido o formato iniciado ano passado e que considera o modelo antigo do ensino médio. Hoje as provas serão de português, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia, num total de 44 questões. Amanhã os testes somam 46 quesitos distribuídos em assuntos de biologia, química, história, geografia e sociologia.
PREPARAÇÃO
Ana Luiza Santos, 15 anos, é aluna do 1º ano da Erem Santa Paula Frassinetti, escola estadual que fica no Espinheiro, Zona Norte do Recife. Dedicou-se bastante à preparação do vestibular seriado. Além das aulas no colégio, em horário integral, de segunda à sexta-feira, matriculou-se num cursinho preparatório com atividades aos sábados, o dia todo, e nas manhãs de domingo.
"Estudei muito. Acho que o seriado é melhor porque tem menos assuntos para estudar que no Enem, apesar de as provas serem mais conteudistas", comenta Ana Luiza. Ela ainda não tem certeza da carreira que pretende seguir: medicina ou o magistério. "Tenho vontade ser médica pediatra. Mas também de ser professora de matemática ou física. Como estou no 1º ano, tenho mais dois anos para decidir", comenta Ana Luiza.
ATENÇÃO COM TRÂNSITO
Coordenadora do ensino médio do Colégio Saber Viver, Karla Bárbara chama a atenção dos feras para o deslocamento nos dias de provas. "Principalmente na segunda-feira que é dia útil e por isso o trânsito fica mais tumultuado. Os alunos devem sair mais cedo de casa. As escolas ainda estão funcionando pois o ano letivo não acabou. Então o movimento é normal", afirma Karla.
Ela destaca que no vestibular seriado o estudante faz provas somente com o conteúdo da série que cursou. "É uma das vantagens do SSA. Também porque com a nota do SSA 3 o aluno já tem noção se conseguirá a aprovação no SSA 3", observa Karla. O Colégio Saber Viver fica no Espinheiro e passará a oferecer ensino médio a partir do próximo ano.
O QUE LEVAR
A apresentação do cartão de inscrição é obrigatória. O documento informa o prédio em que o candidato fará o seriado. Para ter acesso a ele, basta entrar na página do processo seletivo com login e senha cadastrados no momento da inscrição. A novidade é que o cartão poderá ser mostrado no formato digital, segundo o presidente da comissão do vestibular da UPE, Ernani Martins.
O estudante tem ainda que levar documento oficial de identidade com foto (igualmente poderá ser no modelo digital). Para responder as provas deverá usar caneta azul ou preta. A UPE permite que seja usado lápis grafite na resolução das questões. Mas o gabarito tem que ser preenchido de caneta. Também é autorizado levar água, suco e lanches.
CELULAR
Telefones celulares ou aparelhos eletroeletrônicos podem ser levados para o local de provas, mas deverão estar desligados ao ingressar na sala. Terão que ser colocados na embalagem porta-objetos, fornecida pelos fiscais, de forma lacrada.
A comissão alerta que o candidato será eliminado do certame caso o seu telefone celular ou qualquer equipamento eletrônico entre em funcionamento, mesmo sem a sua interferência direta, durante a realização das provas.
FORMATO
Entre as vantagens do SSA, estão a de que só caem assuntos que o estudante viu naquela série. E a cada ano é divulgada a nota separada do candidato por disciplina. Dá para o aluno investir na matéria que não se saiu bem no ano anterior e assim melhorar o desempenho.
Outro aspecto positivo é que o vestibulando concorre apenas com estudantes que estão concluindo o ensino médio, como ele, já que a disputa por vagas só acontece no 3º ano.
Embora possa ser feito por qualquer pessoa, o SSA exige a presença do candidato em Pernambuco, para realizar as provas, três vezes, o que acaba limitando a participação de concorrentes de fora.
DIVULGAÇÃO DAS NOTAS
No SSA, o estudante só define o curso que quer concorrer quando realiza o SSA 3, ou seja, no 3º ano do ensino médio. A UPE destina 1.800 vagas para o vestibular seriado. Desse total, 30% das vagas são reservadas para quem estudou do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em escola pública.
As notas individuais do SSA 1 e SSA 2 serão divulgadas pela UPE até 31 de março de 2023.
Comentários