COLUNA ENEM E EDUCAÇÃO

CONCURSO PARA PROFESSOR NO RECIFE: edital ficará para o início de 2023, afirma prefeito João Campos

Expectativa era que concurso para professor da rede municipal do Recife fosse aberto este mês de dezembro. Serão mil vagas para educação infantil e ensino fundamental

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 28/12/2022 às 17:34
Notícia
X

Mais um prazo não deve ser cumprido pela prefeitura do Recife em relação à abertura de concurso público para professor da rede municipal de ensino.

Prometido em junho de 2021 pelo prefeito João Campos, a previsão mais recente era que o edital saísse esse mês de dezembro, portanto um ano e meio depois do anúncio. Mas segundo o gestor, o certame somente será lançado "na virada desse ano". Ficará para o início de 2023.

No começo de dezembro, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, confirmou que a expectativa era abrir o concurso ainda esse mês.

Ele disse também que serão mil vagas, sendo 800 para professor 1 (educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental) e 200 para professor II (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental).

Em entrevista ao JC, João Campos destacou que a gestão não deixou de contratar professores, mas optou pelo formato de contrato temporário por ser mais rápido. Esse modelo utiliza seleção simplificada em vez de concurso.

"Estamos chegando à marca de 2.100 profissionais novos na educação. Desses, aproximadamente 1.200 são professores e 800 são de ADIs e AADEEs. A gente fez todo esse roteiro de incremento, primeiro para recompor déficits existentes, segundo para fazer expansão da rede como temos expandido, a gente precisa aumentar o número de profissionais", disse o chefe do Executivo municipal.

ADI é o auxiliar de desenvolvimento infantil e AADEE é o agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial. Ambos profissionais que atuam auxiliando os professores regulares.

"O que é comum ser feito, você faz uma seleção simplificada, que tem velocidade mais rápida, enquanto o processo do concurso vai caminhando para quando for feito, a gente repor. Chama o concursado e desliga o contratado de forma temporária", explicou João Campos.

"Estou dizendo isso para mostrar que os contratos estão sendo feitos, houve um pequeno entrave no processo de construção do concurso, que é um concurso muito grande. Então, não é algo simples de ser construído", observou o prefeito.

"Mas como o secretário Fred disse, na virada desse ano o concurso vai ser lançado. As vagas serão geradas por concurso. Mas tudo isso não ficou desprotegido porque os contratos temporários foram feitos", destacou João Campos.

A empresa responsável pelo concurso deve ser o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a mesma contratada pelo governo de Pernambuco para realizar os concursos de professor, analista e assistente educacional para a rede estadual de ensino.

Uma das novidades é que o certame da Prefeitura do Recife deverá incluir provas práticas, além dos testes objetivos.

Tags

Autor