Acaba nesta sexta-feira (23) o período de matrícula para alunos novatos que pretendem estudar nas escolas estaduais de Pernambuco. Até o final da manhã desta quinta-feira (22), somente um terço das vagas ofertadas havia sido preenchida. Das 62.711 vagas disponibilizadas para quem ainda não é aluno de escola pública, só 19.253 estavam ocupadas até 11h30 de hoje.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, esse cenário não é novidade. O órgão informa que nos dois últimos anos, 2020 e 2021, a oferta foi de cerca de 60 mil vagas para novatos. Em 2020, houve 19 mil matrículas e ano passado, 21 mil.
Não entram nessa conta os alunos que estudam nas redes municipais e passam a integrar, no ano letivo seguinte, a rede estadual. É considerado novato o aluno que migra da escola particular ou de outro Estado para os colégios estaduais de Pernambuco.
Foram abertas 24.197 vagas para Recife e Região Metropolitana. Balanço da Secretaria de Educação indicou que ainda restavam 14.037 vagas livres nesta quinta-feira. Para o interior a oferta foi de 38.514 vagas, com 9.093 preenchidas. Portanto, 29.421 estão à espera dos novatos.
O processo de matrícula é simples. A primeira etapa, para reserva da vaga, é realizada toda online. Basta acessar o site www.matricularapida.pe.gov.br. Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final.
É preciso informar nome completo, data de nascimento, escola de origem, colégio que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Mas para a reserva, esclarece a Secretaria de Educação, o RG e o CPF do aluno poderão ser apresentados depois, quando houver a confirmação presencial da vaga.
Entre 2 e 13 de janeiro, os responsáveis pelo cadastrado devem efetivar a matrícula do estudante presencialmente na escola, com a entrega da documentação. As vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro e poderão ser preenchidas entre 18 e 22 de janeiro.