SECRETÁRIOS RAQUEL LYRA: Ivaneide Dantas assegura que educação de Pernambuco não terá conotação política
Ivaneide Dantas assumiu a Secretaria de Educação de Pernambuco na manhã desta segunda-feira (02), juntamente com outros 26 secretários de outras áreas. Solenidade foi no Palácio do Campo das Princesas, no Recife
A nova secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, garante que a educação estadual não terá conotação política e sim foco na qualidade. Ao tomar posse na manhã desta segunda-feira (02), juntamente com outros 26 secretários, no Palácio do Campo das Princesas, sede do Poder Executivo, bo Recife, ela disse que não está preocupada com comentários se é ou não apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro. Garante que a prioridade será melhorar os indicadores educacionais do Estado.
"As pessoas comentam o que querem. Estou disposta a trabalhar juntamente com a governadora Raquel Lyra para atender as reais necessidades de Pernambuco. É nessa perspectiva que vamos focar. Temos tanta coisa para fazer", afirmou Ivaneide, ao responder sobre a crítica feita pelo influenciador digital Felipe Neto, nas redes sociais, de que Raquel Lyra escolheu uma bolsonarista para a educação de Pernambuco.
A secretária, no entanto, não disse se votou ou não no ex-presidente. Ivaneide comandou a educação de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, até a semana passada. Assumiu a pasta em março de 2017, na gestão do ex-prefeito Anderson Ferreira, um dos principais apoiadores de Bolsonaro no Estado.
Em suas redes sociais, ano passado, há várias postagens dela fazendo campanha para Anderson, que disputou o governo de Pernambuco juntamente com Raquel Lyra e mais outras nove chapas.
"Precisamos perguntar ao estudante o que ele quer. Ao professor, o que é melhor para o seu trabalho. Como podemos fazer mais e melhor pela educação? Queremos ouvir quem recebe a política pública. É nesse sentido que vamos trabalhar", afirmou Ivaneide.
A rede estadual de ensino tem 1.059 escolas estaduais, 534 mil alunos e 36 mil professores, entre efetivos e temporários. É no ensino médio que está o maior contingente de alunos, 299.387.
Nos anos finais do fundamental (6º ao 9º ano) há 132.417 estudantes na rede estadual. E só 7.358 nas séries iniciais (1º ao 5º ano). Os demais alunos estão em turmas de EJA, educação especial, creche e pré-escola.