Promessa eleitoral do prefeito João Campos (PSB), o concurso público para preenchimento de vagas de professores na rede municipal de ensino do Recife vai, enfim, acontecer. Serão selecionados profissionais das áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática.
A prefeitura detalha o lançamento do concurso nesta segunda-feira (27/3), em entrevista coletiva para a imprensa às 11h30, na sede do governo municipal, no Cais do Apolo, no Bairro do Recife, área central da capital.
O concurso já deveria ter acontecido antes, mas enfrentou dificuldades no processo de elaboração do edital.
No início de março, a banca realizadora do certame, por exemplo, teve o prazo de publicação do edital ampliado por 180 dias (seis meses). A medida foi publicada no Diário Oficial do município, uma semana depois de o prefeito João Campos anunciar, em suas redes sociais, que o concurso aconteceria em “poucos dias”.
A previsão é que as mil vagas sejam divididas da seguinte forma: 800 vagas para professor 1 (educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental) e 200 para professor II (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental). Uma das novidades seria a realização de provas práticas, além dos testes objetivos.
A gestão já havia adiantado que a empresa responsável pelo concurso seria o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
No fim de fevereiro, a prefeitura anunciou a contratação de 500 professores aprovados em seleção simplificada (contratação provisória).
O decreto autorizando a nomeação, a partir de seleção simplificada realizada ano passado, foi assinado um dia após a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciar cronograma para convocação de professores aprovados no concurso do Estado.
De acordo com o prefeito João Campos e o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, das 500 novas vagas que foram disponibilizadas, 400 são para professores I, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais, e 100 para professores II, contemplando o Ensino Fundamental Anos Finais.