SISU 2023

SISU 2023.2: INSCRIÇÕES PARA O SISU tem data divulgada pelo Ministério da Educação; confira

Foi divulgado nesta quarta-feira (8) o cronograma completo para os programas de acesso ao ensino superior

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 08/06/2023 às 15:57 | Atualizado em 08/06/2023 às 16:51
X

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (8), o edital com o cronograma completo para as inscrições e resultados para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A quantidade de vagas para o programa serão divulgadas pelo MEC em datas mais próximas da inscrição.

As inscrições são gratuitas, tendo a classificação nos processos seletivos realizados com base na nota do Enem 2023.

Veja nesta matéria:

  • O Sisu;
  • Quando abrem as inscrições do Sisu 2023;
  • Prouni e Fies.

O SISU

O Sisu abre vagas semestralmente, para ensino superior público em universidades ou institutos. A seleção é feita por meio de um sistema que utiliza a nota do Enem para selecionar os participantes, de acordo com as suas escolhas. Mas é importante que para isso o participante não tenha zerado a redação.

É possível escolher duas opções de curso dentre todas as ofertadas no processo seletivo do Sisu. Durante o processo de inscrição, o participante tem a liberdade de alterar o curso, de acordo com as notas, mas a inscrição será valida para a última registrada no sistema.

Caso o participante não seja selecionado em nenhuma das duas opções, é possível disputar uma das duas vagas através da lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso manifestar interesse em participar da lista. 

QUANDO ABREM AS INSCRIÇÕES DO SISU 2023?

As inscrições para o Sisu estarão disponíveis de 19 a 22 de junho, podendo ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado será disponibilizado no dia 27 deste mês.

Para conferir o edital completo do Sisu, basta acessar a edição desta quarta (8) do Diário Oficial da União, (Clique aqui para conferir o edital)

SISU 2023: Como se inscrever?

PROUNI E FIES

O Prouni e o Fies são outras alternativas para o ingresso no ensino superior. Ambos os programas dão acesso a instituições particulares através de bolsas e financiamentos respectivamente.

1) Inscrições do Prouni:

O Prouni é um programa do governo federal que permite aos selecionados bolsas integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior.

Para se inscrever, é importante que o participante tenha feito alguma das duas últimas edições do Enem, tendo alcançado, pelo menos, 450 pontos de média nas notas e não tenha tirado zero na redação.

Para participar do Prouni e concorrer a vaga integral, o estudante deve ter renda familiar inferior ou igual a 1,5 salário mínimo por pessoa. No caso da vaga parcial o participante deve ter renda de três salários mínimos por pessoa.

As inscrições para o Prouni 2023 serão abertas no dia 27 até o dia 30 de junho. O resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas: a primeira no dia 4 de julho e a segunda no dia 24 do mesmo mês.

Caso o participante não tenha sido selecionado nas chamadas regulares, é preciso que o estudante manifeste interesse em participar das listas de espera do Prouni. As inscrições também são feitas através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

2) Inscrições para o Fies:

O Fies é um dos programas do governo federal que auxilia o ingresso em instituições particulares de ensino superior, dando acesso a crédito para o financiamento dos estudos. 

Para participar o estudante deve ter realizado alguma edição do Enem a partir de 2010 e ter obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. Também é necessário que o candidato tenha renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Bolsistas parciais do Prouni também podem participar do Fies, financiando a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

As inscrições para o Fies 2023 serão abertas no dia 4 de julho, tendo duração até o dia 7 do mesmo mês. O programa tem chama única e o resultado será divulgado no dia 11 de julho.

Os participantes de outras edições do Fies que tiveram suas inscrições postergadas para a deste semestre, devem fazer a complementação da inscrição entre 14 a 16 de junho. 

 

Tags

Autor