Os estudantes que estão se preparando para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nos dias 5 e 12 de novembro, podem contar com um reforço a mais nos conteúdos pedagógicos.
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) lançou o projeto digital EducaPE Prepara, com aulas remotas intensivas abordando áreas de interesse exigidas pelo exame: matemática e suas tecnologias, linguagens, ciências humanas e ciências da natureza.
São mais de 100 aulas, com exercícios, ebooks e slides disponibilizados no canal do projeto no Youtube. O curso é vinculado a Escola Técnica Estadual (ETE) de Ensino à Distância Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, localizada no bairro de Santo Amaro, e conta com uma equipe formada por dez professores da rede estadual.
Conforme a programação, os novos conteúdos serão disponibilizados todas às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, durante as oito semanas que antecedem o dia da aplicação das provas. Os vídeos possuem em média de 20 a 25 minutos de duração.
-
Novo Ensino Médio 2023: MEC muda diretrizes a partir desta terça-feira (12/09)? Veja últimas notícias sobre a reforma do Ensino Médio - Possíveis temas redação Enem 2023: confira como começar uma redação e temas que podem cair na redação do Enem 2023
-
Carga horária Novo Ensino Médio: Nova carga horária começa a valer a partir desta terça-feira (12/09)? Veja últimas notícias sobre a reforma do Ensino Médio
"Esse intensivo do Enem no formato EAD é uma proposta nova e que tem muitos desafios, mas a gente acredita que ele não vem substituir a aula do professor em sala. Esse intensivo vem para reforçar o conteúdo que está sendo dado em sala de aula e que o professor vem construindo. O próprio estudante pode levar também esse conteúdo para a sua escola", explicou o professor de matemática e coordenador do EducaPE, Walter Pessoa.
AGENDA DE CONTEÚDO
Todos as questões são voltadas para temas que foram recorrentes nas últimas edições do Enem. Para acompanhar a agenda de publicação dos conteúdos das aulas, os estudantes devem preencher um formulário de inscrição, disponível no perfil EducaPE TV, seguir a página da Escola Técnica Estadual (ETE) de Ensino à Distância Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (@etepacead) no Instagram e seguir o próprio canal do projeto no Youtube. As dúvidas também podem ser tiradas através das redes sociais.
O professor Walter Pessoa destaca que o projeto foi idealizado para democratizar o acesso dos conteúdos focados no Enem, que é a principal porta de entrada para o ensino superior, principalmente para aqueles alunos da rede pública de ensino que não podem viabilizar um reforço preparatório por meio de um cursinho pré-vestibular.
O docente afirma que com apenas uma semana no ar, os alunos estão dando retornos positivos com relação aos conteúdos já disponibilizados. O EducaPE Prepara também serve como uma ferramenta para que as escolas que tenham estrutura de acesso a internet possam disponibilizar esse conteúdo no contraturno aos alunos que tiverem dificuldades visualizar as aulas remotas.
AULÃO PRESENCIAL
Em paralelo aos conteúdos online disponibilizados, os estudantes inscritos no EducaPE Prepara também vão poder assistir aulas intensivas presenciais. Segundo a Secretaria Estadual de Educação e Esportes, mais de 70 unidades de ensino espalhadas pelas 16 Gerências Regionais de Educação do Estado, vão ofertar esse aulão, que será realizado sempre aos sábados das 8h às 12h.
“É uma grande oportunidade para os estudantes se prepararem para o grande desafio de suas vidas, que é o Enem. São projetos de referência como esses que vão mudar a vida de cada um de nossos estudantes”, disse a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas, no lançamento da plataforma.