IJCPM tem número recorde de alunos selecionados na primeira chamada do Sisu
O curso existe desde 2012, atendendo 780 jovens nesses 11 anos
Com a divulgação esta semana dos aprovados no Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), o Instituto JCPM de Compromisso Social teve um número recorde de estudantes classificados logo na primeira chamada do processo seletivo nacional. Até esta quinta-feira (01), já haviam sido registrados 21 alunos, entre os matriculados nos cursos preparatórios oferecidos pela instituição, com vaga garantida no Ensino Superior.
Entre eles está Luiz Felippe, de 18 anos, futuro estudante de Educação Física na UFPE. Morador de Brasília Teimosa, o jovem conciliou as aulas do 3º ano do Ensino Médio na rede estadual com o curso pré-universitário oferecido pelo IJCPM.
“Entrei no Instituto incentivado pelo meu irmão, Paulo, que também foi aluno do curso pré-universitário e conquistou vaga no mesmo curso de Educação Física, o qual hoje está concluindo. Seremos parceiros profissionais”, conta o futuro educador físico.
Já Sandy Jennifer, 23 anos, moradora da comunidade do Bode, no Pina, conquistou uma vaga no curso Cinema e Audiovisual na UFPE, quatro anos depois de ter feito o Enem pela primeira vez, sem ter sido classificada no Sisu.
“Em 2019 tentei vaga para Pedagogia, mesmo sem ter certeza do que realmente gostaria de seguir. Para me consolar por não ter sido aprovada, meu avô me deu uma câmera fotográfica. Com o equipamento comecei a trabalhar como fotógrafa e me identificar com a profissão. Daí veio minha determinação para voltar a estudar e procurei o curso IJCPM para me ajudar nesse recomeço”, relata Sandy.
PROUNI
O número de estudantes do IJCPM aprovados para ingressar na universidade deve ficar ainda mais expressivo após a divulgação, no próximo dia 6, dos selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), que garante bolsa de estudo integral em instituições privadas, e da segunda chamada do Sisu, prevista para o dia 16 de fevereiro.
“Nosso índice deve superar a média histórica de aprovação, que é de 37% dos matriculados em nossos cursos pré-universitários”, prevê o coordenador de Gestão e Articulação Social do IJCPM, Carlos Duarte.
Em 2023, 80 jovens participaram do pré-universitário. Com aulas diárias, o conteúdo é construído com a equipe de professores do Direto ao Ponto, parceira do IJCPM nessa iniciativa. O curso existe desde 2012, atendendo 780 jovens nesses 11 anos. Para a turma deste ano, com as inscrições já encerradas, 274 candidatos se inscreveram para participar do processo seletivo.
Confira a lista dos estudantes do IJCPM aprovados no Sisu:
Alana Maria Alexandra – Ciências Sociais (UFPE)
Ana Aymeé – Pedagogia (UFPE)
Byanca Grazielly – Psicologia (UFPE)
Dilvanir Aline – Ciências Contábeis (UFPE)
Gustavo Morais – Ciências Biológicas (UFPE)
Hugo Pinheiro – Museologia (UFPE)
Júlia Karen – Serviço Social (UFPE)
Júlia Maria Araújo – Ciências Biológicas (UFPE)
Kamylla Dayanny – Direito (UFPE)
Lais Cavalcante Tenório – Pedagogia (UFPE)
Luiz Felippe – Educação Física (UFPE)
Maria Clara Gomes – Ciências Biológicas (UFPE)
Maria Clara Santana – Gestão da Informação (UFPE)
Maria Vitória Pinheiro – Pedagogia (UFPE)
Mariana Gomes – Engenharia Ambiental (UFRPE)
Nicollas Abraão Gomes – Gestão da Informação (UFPE)
Pedro Henrique Tavares – Educação Física (UFPE)
Rhanna Hemy Barbosa – Ciências Biológicas (UFRPE)
Rayza Berenguer – Educação Física (UFPE)
Sandy Jennifer Libânio – Cinema e Audiovisual (UFPE)
Yasmim Layane – Pedagogia (UFPE)