MUDANÇAS

Governo de Pernambuco dá novo prazo para quem teve problema com documentação na avaliação de Gestor Escolar; veja quem deve reenviar

O sindicato da categoria foi acionado por candidatos que relataram diversos problemas referentes ao envio da documentação exigida no edital

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Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 21/02/2024 às 11:05 | Atualizado em 21/02/2024 às 11:14
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A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) concedeu um novo prazo para que os professores e professoras que tiveram suas candidaturas indeferidas por insuficiência de documentos, no processo seletivo interno de Gestor Escolar e Adjunto/Assistente de Gestão das escolas da rede estadual de ensino, possam complementar esses registros. 

A pasta informou que a medida é exclusivamente para os candidatos listados na edição extra do Diário Oficial dessa terça-feira (20), e que tiveram suas inscrições indeferidas pela ausência de documentos dispostos no item 3.3 do Edital publicado em 26 de outubro de 2023

Neste caso, segundo o Art. 1º da Portaria SEE N° 1281, os candidatos listados devem "anexar os documentos faltantes conforme relacionado no Anexo I desta Portaria, bem como participar da 2ª Etapa da seleção – Apresentação e Arguição do Plano de Trabalho da Gestão, exceto aqueles que não anexaram o documento constante na alínea G “Plano de Trabalho da Gestão para a função a qual concorre (gestor escolar ou adjunto/assistente de gestão) para o biênio, contendo propostas de trabalho de acordo com as regras informadas neste edital, bem como detalhamento das ações voltadas para os primeiros 06 (seis) meses de gestão”.

 

A Secretaria de Educação também ressaltou que os candidatos devem ficar atentos ao novo cronograma da seleção interna, em especial aos itens 7 e 8. O primeiro corresponde a realização da 2ª etapa - Análise de Desempenho - Apresentação do Plano de Trabalho da Gestão e Arguição, que deverá ser realizada entre os dias 26 e 28 de fevereiro. "Plataforma e data da entrevista serão informados na página da SEE e via e-mail indicado no ato da inscrição, 72h antes da banca", consta no novo calendário.

O segundo item de atenção é referente a divulgação do resultado preliminar desta segunda etapa e da pontuação das inscrições do grupo descrito na portaria. A SEE vai divulgar a lista no dia 5 de março, através do site: www.selecaogestorescolar.educacao.pe.gov.  

QUESTIONAMENTOS DE CANDIDATOS LEVADOS AO SINTEPE

Desde o lançamento do edital, para a oferta de 897 vagas para função de Gestor Escolar e para Adjunto/Assistente de Gestão das escolas da rede estadual, exceto nas unidades de ensino Quilombolas, Indígenas e o Colégio Militar, o Executivo estadual publicou dez erratas ao longo do processo

Diante do grande número de indeferimento de candidaturas para os cargos, o  Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) foi acionado por um grupo de diretores e diretoras que alegaram diversos problemas referentes às documentações exigidas no edital. Algumas certidões emitidas pelos próprios órgãos do governo, não teriam sido aceitas nem no primeiro envio e nem na fase de recursos. O resultado final referente a esta etapa foi publicado no Diário Oficial do dia 9 de fevereiro

“O que os diretores que tiveram a inscrição indeferida nos disseram, que eles anexaram a documentação e só aparecia lá que estava anexada, mas não dizia que todos os documentos haviam sido recebidos com sucesso, para eles terem a resposta de que fizeram o processo corretamente”, afirmou a vice-presidente do Sintepe, Cintia Sales, citando um dos exemplos que foram apresentados.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação e Esportes questionando se a pasta havia sido acionada diante dos casos relatados pelo Sintepe, quantos recursos foram apresentados e que tipo de retorno está sendo dado a estes candidatos.

Por meio de nota, enviada antes da publicação da portaria em edição extra do Diário Oficial do Estado, a pasta disse "todos os recursos enviados foram devidamente analisados e respondidos conforme as normas estabelecidas no edital, sem prejuízo ao certame e aos candidatos”. 

CONFIRA O NOVO CRONOMOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO PARA GESTOR ESCOLAR:

Juntada de Documentos complementares para os Candidatos em avaliação da 2º etapa (para o grupo descrito na Portaria nº 1281/2024) 

Datas Previstas: 26/02 até 28/02/2024

Locais e horários: Através do endereço eletrônico www.selecaogestorescolar.educacao.pe.gov.br

- Realização da 2ª etapa– Análise de Desempenho – Apresentação do Plano de Trabalho da Gestão e Arguição (para o grupo descrito na Portaria nº 1281/2024)

Data: 26/02 até 28/02/204

Locais e horários:  Plataforma e data da entrevista serão informados na página da SEE e via e-mail indicado no ato da inscrição, 72h antes da banca.

- Divulgação do Resultado Preliminar da 2ª etapa – Apresentação do Plano de Trabalho da Gestão e Arguição – e da pontuação das inscrições do grupo descrito no Anexo I da Portaria nº1281/2024

Data Prevista: Até 05/03/2024

Locais e horários: Através do endereço eletrônico www.selecaogestorescolar.educacao.pe.gov.br

- Recurso ao Resultado Preliminar da 2ª etapa – Apresentação do Plano de Trabalho da Gestão e Arguição e da pontuação das inscrições do grupo descrito no Anexo I da Portaria nº1281/2024

Datas previstas: 06/03 a 08/03/2024

Locais e horários: Através do endereço eletrônico www.selecaogestorescolar.educacao.pe.gov.br

- Divulgação do Resultado Final – Lista Tríplice

Datas previstas: Até 18/03/24

Locais e horários: Através do endereço eletrônico www.selecaogestorescolar.educacao.pe.gov.br

Os demais itens e anexos do edital permanecem inalterados, segundo a portaria assinada pela secretária de Educação Ivaneide Dantas. 

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