ENSINO MÉDIO

Nova edição do Programa Meu Diploma do Ensino Médio, voltado para entregadores, é lançada com ampliação de vagas

Além de entregadores e entregadoras, as bolsas passarão a ser oferecidas aos familiares dos profissionais de delivery e também aos donos e funcionários dos estabelecimentos cadastrados na plataform

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 01/03/2024 às 16:38
Notícia
X

O Programa Meu Diploma do Ensino Médio (MDEM), oferecido pela empresa iFood, que oferece bolsas de estudo 100% gratuitas para o curso preparatório ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), está com inscrições abertas.

Nesta terceira edição, além de entregadores e entregadoras, as bolsas passarão a ser oferecidas aos familiares dos profissionais de delivery e também aos donos e funcionários dos estabelecimentos cadastrados na plataforma.

As incrições podem ser realizadas por meio do app para entregadores e comunicações oficiais para restaurantes. Outra nova frente do programa em 2024 é a disponibilidade do AprendiZAP Encceja, uma ferramenta, desenvolvida pela Fundação 1Bi, 100% gratuita de complemento escolar por WhatsApp, com uso de IA generativa.

A ferramenta de suporte traz conteúdos de auxílio na aprendizagem e simulado da prova do Encceja com tutoria por meio de inteligência artificial. Além do apoio para o aprendizado, a ferramenta também ajuda na parte operacional do Programa, como lembrar as datas de inscrição e da prova Encceja.

FORMATURA

As novidades foram anunciadas durante a cerimônia de formatura de entregadores e entregadoras do iFood no Ensino Médio, realizada no dia 27 de fevereiro. Na segunda edição do programa, 5.264 parceiros conseguiram aprovação no Encceja – um crescimento de 500% em relação ao ano anterior, segundo o iFood.

Mais de 14 mil entregadores e entregadoras de todo o país participaram no Meu Diploma em 2023, o que representou 2,3% de todos os inscritos no Encceja de 2023. Foram à prova 8.300. Para a terceira edição do programa, que será realizada ao longo de 2024, a empresa já registra cerca de 8.500 interessados.

“A educação tem o poder de mudar a sociedade, criar oportunidades e construir um futuro mais igual para todos. Terminar o ensino médio abre possibilidades novas aos entregadores e também traz o sentimento de dignidade e de orgulho. O programa Meu Diploma existe para apoiar os parceiros nessa jornada de estudos e contribuir para que ampliem suas perspectivas. Queremos que todos os entregadores que não têm o ensino médio vejam que ainda há chance de recomeço”, comenta Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.

“Segundo o IBGE, em 2022, apenas 53,2% das pessoas no Brasil com 25 anos de idade ou mais concluíram a educação básica. Cerca de 71 mil entregadores parceiros do iFood, o que representa 30% da base da plataforma, ainda não têm o Ensino Médio completo”, afirma Luana. “A partir da ampliação do programa para empreendedores e funcionários dos estabelecimentos, esperamos contribuir com a redução das desigualdades e jornada de aprendizado dessas pessoas”, conclui a executiva.

ENSINO SUPERIOR

Os entregadores do iFood têm acesso a até 80% de bolsa para cursos superiores pela Faculdade das Américas (FAM). Atualmente, 138 entregadores que se formaram pelo Meu Diploma do Ensino Médio em 2022 já estão na faculdade utilizando o apoio, segundo iFood. 

O Meu Diploma do Ensino Médio é realizado em parceria com o Termine Seus Estudos, especializada no curso preparatório para o Encceja, oferecendo aos entregadores conteúdo com qualidade, tutoria humanizada e a construção de uma comunidade virtual para motivar o engajamento.

O exame, aplicado pelo Governo Federal, é realizado presencialmente e a aprovação garante a emissão do certificado de conclusão pelas Secretarias de Educação e Institutos Federais, em conformidade com o Inep.


Tags

Autor