ENSINO SUPERIOR

Técnicos administrativos da UFPE iniciam greve a partir desta segunda-feira (11)

Ato de instalação do comando de greve será realizado na entrada do campus Recife, às 8h

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 10/03/2024 às 16:16 | Atualizado em 10/03/2024 às 17:36
Notícia
X

Os técnicos administrativos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovaram, em assembleia do Sindicato das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe-UFPE), a adesão à greve nacional da categoria. A mobilização está marcada para ser iniciada nesta segunda-feira (11) e, entre as pautas reinvidicada pelos profissionais, está o reajuste salarial, a reestruturação da carreira e a equiparação de benefícios. 

"Até o momento, o governo não avançou nas negociações. Na reunião do dia 23 de fevereiro, a Direção Nacional da Federação dos Sindicatos dos Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior (FASUBRA) avaliou que a contraproposta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não contempla a categoria, já que o recurso financeiro oferecido para implementação em 2025 e 2026 não é suficiente para a reestruturação do Plano de Carreira (PCCTAE) e não teria nenhuma recomposição salarial dentro da carreira para 2024", informou o sindicato,no último dia 29. 

O coordenador jurídico e diretor da Fasubra, Lenilson Martins de Santana, conversou com a reportagem do JC e explicou que nessa segunda-feira haverá um ato de comando para a instalação da greve, onde haverá um detalhamento em construação com os servidores e dialogado com a Reitoria da UFPE, sobre as atividades consideradas essenciais e aquelas em que haverá paralisação. A mobilização será realizada na entrada principal do campus Recife, às 8h. 

"Nós vamos fazer um detalhamento com a construção de escalas com o Hospital das Clinicas, que temos um tratamento especial, com os serviços de segurança, de tecnologia, entre outros considerados essenciais. Nossa greve é para valer, mas com muita responsabilidade. A proposta que foi apresentada pelo governo federal é um desaforo, de reajuste zero para 2024. Os técnicos administrativos das instituições federais e dos institutos estão com o pior salário e é justamente para essa categoria que o governo está dando as costas", disse Lenilson.

REUNIÃO COM REITORIA 

Nessa sexta-feira (9), os técnicos administrativos se reuniram com a Reitoria da UFPE e após o diálogo os representantes do Sinrufepe afirmaram que "além de concordar com as reinvindicações apresentadas, não haverá intimidação para desmobilizar os trabalhadores que aderirem à greve".

Neste, caso a orientação é de que os trabalhadores sinalizem, na ocorrência de seus pontos, o termo "em greve", durante a realização da paralisação.

Tags

Autor