TECNOLOGIA

Alunos da UFPE apresentam projetos inovadores no DemoDay Projetão 2023.2

O evento gratuito e aberto ao público ocorrerá em 18 de março no Núcleo de Gestão do Porto Digital

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 14/03/2024 às 20:01
Notícia
X

Os alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) da disciplina Projetos de Inovação, também conhecida como Projetão, apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante o semestre 2023.2 no evento DemoDay Projetão na próxima segunda-feira (18). A exibição de protótipos e ideias com soluções para problemas reais tem início às 8h15 no Auditório do 8º andar do Núcleo de Gestão do Porto Digital, localizado na rua Cais do Apolo, 222, bairro do Recife.

Os quatro melhores projetos avaliados pela comissão julgadora formada por membros do Ecossistema de Tecnologia da Informação de Pernambuco e da Universidade do Porto, Portugal, receberão como premiação a inscrição sem custos no Programa Mind the Bizz, uma formação empreendedora com incubação e aceleração do projeto de negócios oferecida pela JUMP Aceleradora de Negócios do Porto Digital. O evento é gratuito e aberto ao público, contando com convidados do mercado profissional.

ACELERAÇÃO DE NEGÓCIOS

Criada em 2002 pelos professores do Centro de Informática (CIn) da UFPE Geber Ramalho, Cristiano Araújo, Luciano Meira e André Neves, a disciplina procura despertar e impulsionar a inovação e o empreendedorismo dos estudantes da universidade, abrindo vagas para alunos de todos os cursos de graduação. A partir de projetos desenvolvidos durante o Projetão, diversas startups foram criadas e lançadas para além do espaço acadêmico.

Neste semestre, são mentores de Projetão os professores Cristiano Araújo de Engenharia da Computação; Geber Ramalho de Ciência da Computação; André Magalhães de Economia; Carla Pasa Gómez de Administração; Fernando Sales de Engenharia Biomédica; Leonardo Castillo de Design; Rafael Henrique e Tony Meirelles de Educação Física; e Simone Almeida de Hotelaria. Já a comissão avaliadora é formada por Isabelle Lemos, Gestora da JUMP Aceleradora de Negócios; Marcelo Barbosa da Startup Health, da HospitalMed; e o professor Gil Gonçalves da Universidade do Porto, localizada em Portugal.

De acordo com a professora Carla Pasa Gómez, “a grande contribuição do Projetão é que os alunos vivem uma experiência a partir de uma metodologia ativa que simula a vivência real com base em inovação”. Ela ainda destaca que a vivência durante a disciplina com a realidade de desenvolvimento de uma solução inovadora tal como ocorre em uma startup faz com que os estudantes saiam muito bem capacitados para o mercado de trabalho.

A premiação com participação no Programa Mind the Bizz oferecido pela JUMP Aceleradora de Negócios do Porto Digital dará para os quatro melhores projetos: workshops temáticos, mentorias personalizadas, diagnóstico e avaliações, conexão com o mercado, ambiente de coworking e networking.

A abertura do DemoDay Projetão ocorrerá às 8h15 com a sessão de demonstração seguida da apresentação dos pitches. Por fim, será realizada a premiação, com previsão de término para às 11h45.


CONFIRA OS PROJETOS


Atletinhas - Um aplicativo que visa estimular crianças à prática de atividades físicas e construção de hábitos saudáveis na infância através de conquistas dentro da plataforma. Pais e filhos podem realizar atividades juntos e os pais podem ter acesso à evolução e atividades realizadas pela sua criança.


Aratu - Ajudamos pessoas a se conectarem com eventos de seu interesse. Somos um espaço de acesso fácil e rápido à informação personalizada, promovendo interação social e mobilizando as pessoas a consumirem cultura. Instagram: @aratu.app


Cab.ID - Uma plataforma desenvolvida com o objetivo de otimizar o tempo de catalogação e descrição de peças de roupas de brechós e bazares. Além de oferecer um processo de interação entre os clientes e os vendedores, possibilitando que os próprios usuários auxiliem na descrição dos produtos. A Cab.ID possui uma tecnologia inteligente de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar no preenchimento inicial das informações das peças, otimizando ainda mais o tempo e melhorando a experiência dos usuários.


Deposita - Uma nova forma de mídia out-of-home (OOH) que vai além de propagandas estáticas. Com enquetes interativas onde o descarte do lixo é a chave para participar, transformamos o ato de descartar lixo em uma nova experiência, criando uma conexão única entre os consumidores e a marca.


Enpi - Um aplicativo que visa promover a educação financeira para micro e pequenos empreendedores de forma prática, disponibilizando conteúdo contextualizado em diferentes formatos, acompanhado de uma assistência que se adapta à realidade do empreendedor, sempre disponível para solucionar dúvidas e auxiliar no aprendizado.


EstiMate - Somos uma plataforma inteligente que conecta empresas e uma comunidade de desenvolvedores parceiros promovendo estimativas de esforço precisas, rápidas e de baixo custo.


MotorTrip - Startup focada no setor de Motorhomes. Vem solucionar as necessidades dos usuários desse setor através do webapp. Além disso, busca resolver o problema da confiabilidade e credibilidade das informações proporcionando aos entusiastas uma viagem agradável e tranquila.


ReMind - Promove equilíbrio digital para adolescentes, alertando sobre o uso excessivo de apps e sugerindo atividades diversificadas para uma vida consciente e produtiva.


SophIA - Ajudamos a aumentar a resolutividade dos atendimentos médicos e qualificamos encaminhamentos para a rede especializada usando IA generativa.

Tags

Autor