Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
ENEM DOS CONCURSOS

Ministra da Gestão detalha esquema de segurança do Concurso Nacional Unificado

O "Enem dos Concursos" será realizado no dia 5 de maio e selecionados deverão ingressar como servidores no dia 5 de agosto

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 11/04/2024 às 16:12
Ministra da Gestão, Esther Dweck, explica que a ideia do concurso unificado é que ele se torne a principal forma de se fazer concursos públicos no âmbito federal - Divulgação

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, detalhou o esquema de segurança preparado para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o "Enem dos Concursos", que será realizado no dia 5 de maio e ofertará 6.640 vagas distribuídas em diversos órgãos federais. 

“Uma coisa importantíssima é que todo esse esquema vem do Enem, que, de fato, depois de tantos anos de grande sucesso, ele foi aperfeiçoando esse esquema de segurança”, explicou Esther. 

Durante o programa "Bom Dia, Ministra", desta quinta-feira (11), a ministra afirmou que a logística e segurança das provas conta com o apoio integrado da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais. 

  

Leia Também

“Tem todo um trabalho de preparação das provas, levar até os locais e a segurança nas salas, que vão ter detector de metal, detector de ponto eletrônico, biometria colhida de todos que estão prestando o concurso, para quando a pessoa passar, você checar se a pessoa que fez a prova é quem vai assumir o cargo, para não ter nenhuma dúvida de alguém que faça a prova por outra pessoa. E depois vai ter a logística reversa, que é a volta da prova para o local de correção. Então é todo um esquema de segurança muito bem feito, a gente está muito seguro com isso", reforçou a titular Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

CARTÃO DE PROVA 

A ministra também destacou que os candidatos devem entrar nas suas páginas do concurso para conferirem o cartão de prova, que estará disponível no dia 25 de abril. Nele, constará as informações sobre o local onde será feito o exame. 

"É superimportante que as pessoas não deixem para a última hora para ver isso. Para que elas possam saber onde elas vão fazer a prova, se elas não conhecem o local, a gente recomenda que vá antes para conhecer, ver como é que chega, o tempo que demora. E o mais importante é chegar cedo para não ter aquela cena de Indiana Jones de ter que se jogar embaixo do portão", destacou Esther. 

Para consultar o cartão de prova, o candidato deve acessar a mesma página em que fez a inscrição e, se não tiver recebido o cartão a partir do dia 25 de abril, ele deverá entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, responsável pela organização do certame, para obtê-lo. Também foi informado que os candidatos aprovados devem ingressar como servidores no dia 5 de agosto deste ano. 

HORÁRIO E LOCAIS

O Enem dos Concursos será aplicado simultaneamente em 228 cidades do país. Os candidatos devem se atentar aos horários para evitar atrasos e imprevistos. 

Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas - de múltipla escolha - e uma redação.

No período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). À tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas - de múltipla escolha - de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas - de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

INSCRITOS EM PERNAMBUCO

 Em Pernambuco, o certame será aplicado em sete municípios - Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Serra Talhada, Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda. A capital pernambucana é a cidade com mais inscritos, com mais 53.169 candidatos do total de 103.140 no Estado. 

Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

TOTAL DE INSCRITOS POR CIDADE

CARUARU - 10.741
GARANHUNS - 5.121
JABOATAO DOS GUARARAPES - 6.620
OLINDA - 8.400
PETROLINA - 13.872
RECIFE - 53.169
SERRA TALHADA - 5.217

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS