Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe
REAJUSTE

Em Jaboatão, servidores da rede municipal de Educação vão receber reajuste; veja quanto

O Executivo municipal havia concedido esse mesmo reajuste para os professores do Jaboatão no dia 26 de março deste ano

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 24/04/2024 às 14:27 | Atualizado em 24/04/2024 às 15:53
O reajuste será aplicado da seguinte forma: 2,25% com efeitos financeiros retroativos a partir de 1º de abril de 2024 e a diferença em setembro - Divulgação

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapespublicou no Diário Oficial do município desta quarta-feira (24), o reajuste salarial de 4,51% sobre os vencimentos básicos concedidos a servidores que ocupam cargos efetivos, que integram o Grupo Ocupacional do Magistério e Grupo de Apoio Administrativo ao Magistério, de acordo com a Lei número 1.598/2024, de 23 de abril de 2024.

O Executivo municipal havia concedido esse mesmo reajuste de 4,51% para os professores do Jaboatão no dia 26 de março deste ano. O percentual é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que estaria acima do piso nacional da categoria.

O reajuste será aplicado da seguinte forma: 2,25% com efeitos financeiros retroativos a partir de 1º de abril de 2024 e a diferença em setembro.

Leia Também

“A gestão municipal mantém um canal de diálogo permanente com os servidores do Jaboatão em busca da valorização de todos. Temos feito grande esforço para equilibrar o orçamento e buscar mais recursos para investir em projetos e ações. Esse reajuste salarial concedido aos profissionais do magistério mostra o compromisso com a educação e a qualidade do ensino no município”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.

PARALISAÇÃO

No dia 12 de abril, os professores e professoras da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes paralisaram as atividades.  A categoria protestou contra a má qualidade das estruturas físicas das unidades escolares.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão (Sinproja), a paralisação atingiu todas as unidades educacionais do município, como escolas, creches e centros de educação infantil, em todos os turnos. Os professores denunciam que trabalham sob forte calor nas salas de aula, que os banheiros das escolas não funcionam e que há goteiras e alagamentos nos locais de ensino.

O Sinproja alegou que a decisão pela suspensão das atividades se deu "diante da falta de soluções para esses graves problemas". "Essa luta não interessa apenas aos trabalhadores e às trabalhadoras, mas também às famílias e aos(às) responsáveis que desejam uma Educação de qualidade socialmente referenciada para crianças, jovens e adultos", acrescentou o sindicato. 

Na ocasião, a Secretaria de Educação informou que está adotando medidas para melhorar as condições de trabalho dos profissionais, realizando requalificação e ampliação do número de aparelhos de ar-condicionado, abrindo licitação para manutenção das escolas e elaborando projetos de manutenção do serviço elétrico, hidráulico e arquitetônico. A secretaria também disse que iria concluir a entrega dos kits e fardamentos de alunos e professores até o mês de maio. Com informações do  Blog de Jamildo.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS