A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP/PE) está implementando um projeto para preparar pessoas em privação de liberdade para exames de seleção, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Gerência de Educação e Esporte da SEAP está organizando aulões, com a participação de professores de diversas instituições de ensino particulares.
A iniciativa beneficiou cerca de 150 alunos de escolas prisionais com três aulões realizados até agora: dois no Presídio de Igarassu (PIG) e um na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, o qual ocorreu na última quinta-feira (08). Um próximo encontro está em fase de agendamento.
Além de preparar os reeducandos para exames acadêmicos, o projeto visa promover a reintegração e o desenvolvimento pessoal dos participantes, incentivando o estudo de disciplinas básicas.
"O grande diferencial desse projeto é a participação de professores especializados em Enem e vestibulares, que trazem sua experiência e conhecimento para enriquecer o ambiente prisional", destacou Jorge Henrique, gerente de Educação e Esportes da SEAP.
ENEM PPL
O Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, mais conhecido como Enem PPL, avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permitindo o acesso ao ensino superior por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies. Além disso, contribui para elevar a escolaridade da população prisional brasileira.
O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
As provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa, de cada unidade da Federação. Só podem participar aqueles que assinam Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema on-line.
Há provas em penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas. A aplicação é posterior ao Enem regular e ocorre em dias úteis. Adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa interessados em participar do Enem PPL devem solicitar a inscrição ao responsável pedagógico da sua unidade, desde que esta tenha assinado o acordo com o Inep.