Em Igarassu, Lei municipal reforça educação antirracista nas escolas
O município também promove uma programação especial na Biblioteca Pública de Igarassu para conscientização sobre as vivências da população negra
O Projeto de Lei (PL) que estabelece a Política Antirracista em todas as escolas da rede municipal de ensino de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, foi assinado nesta terça-feira (26) pela prefeita Elcione Ramos (PSDB).
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa prevê a criação do Núcleo de Estudos e Formação Docente para as Relações Étnico-Raciais, em uma estrutura já em funcionamento desde o início deste ano nas unidades de ensino do município.
A legislação estabelece a inserção de disciplinas e conteúdos antirracistas no currículo escolar; formação continuada para os professores da rede municipal; e a destinação de uma dotação orçamentária específica para investimentos na educação antirracista.
- Consciência Negra também é dia de luto pela morte de Victor Kawan e de tantos outros jovens negros vítimas de racismo
- Consciência racial avança, mas desigualdades persistem no Brasil, que tem 55% da sua população negra
- Dia Nacional da Consciência Negra: Como os jovens da ETE Epitácio Pessoa estão construindo suas raízes e cultura afro-brasileira
Professores do CEI Fernando Henrique Lucena destacaram que o projeto foi construído para mostrar que as narrativas negras vão muito alé do período da escravidão e que, portanto, é essencial que os alunos conheçam a potência do povo negro e suas raízes.
"Não alcançaremos uma visão igualitária sem o respaldo de uma ação política sólida. A partir de hoje, Igarassu contará sua história de uma maneira diferente. Nossa cidade é pioneira em muitas áreas, e a educação é uma delas. Essa lei municipal é mais um marco na construção de um futuro baseado no conhecimento e na valorização das nossas raízes", disse a prefeita Elcione Ramos
Mês com ações culturais e educativas em Igarassu
Além da implementação da política antirracista, o município também promove uma programação especial na Biblioteca Pública de Igarassu para celebrar e conscientizar sobre as raízes e vivências da população negra.
Em parceria com a Secretaria de Educação e o Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, a agenda inclui atividades voltadas para professores e alunos, com foco na valorização da identidade negra e no resgate histórico. Entre os destaques, haverá uma exposição organizada pelos alunos da rede municipal no Museu Histórico de Igarassu, explorando as vozes ancestrais.