Ciclo de lideranças dos Debates Públicos nas Escolas está com inscrições abertas; veja quem pode participar
Os debates abordam temas relevantes que incentivam os estudantes a assumir um papel ativo na solução de problemas da comunidade escolar
O programa de Debates Públicos nas Escolas está com inscrições abertas até o dia 15 de dezembro. A iniciativa é desenvolvida pela Ashoka em parceria com o coletivo jovem de educadores antirracistas Encrespad@s.
Os debates abordam temas relevantes para as juventudes e incentivam os estudantes a assumir um papel ativo na solução de problemas da comunidade escolar. Desde 2022, essa iniciativa já formou 38 lideranças e impactou mais de 4.500 pessoas em 15 estados brasileiros.
A jornada formativa acontece de fevereiro a agosto de 2025. Durante uma série de encontros virtuais, as lideranças dos debates planejam, simulam e compartilham experiências sobre a mediação de conversas, sempre pautadas pelo respeito como princípio fundamental.
O processo começa com o mapeamento de questões que despertam o interesse dos estudantes. A partir disso, as lideranças podem escolher entre os percursos disponíveis no site dos Debates Públicos ou criar seus próprios roteiros.
Os debates são documentados em formatos como fotos, vídeos ou reportagens, sendo posteriormente compartilhados nas redes sociais, pela mídia local ou por outras ferramentas de comunicação dentro das escolas.
Formação dos participantes
Ao longo da formação, os participantes desenvolvem habilidades essenciais, como pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação eficaz e protagonismo social. Esses atributos são fundamentais tanto para o mercado de trabalho quanto para uma cidadania ativa.
Ao término do programa, os líderes se tornam coautores de um relatório de impacto, podendo continuar a conduzir debates, apoiar novas lideranças e criar percursos inéditos para futuras discussões.
Entre os temas mais abordados nos debates estão infraestrutura escolar, qualidade da educação, ambiente escolar, desafios e aspirações dos estudantes. Também são discutidas soluções para questões locais, nacionais e globais, como crises ambientais e climáticas, educação midiática, equidade racial e de gênero.
"Coisas incríveis acontecem quando essas jovens lideranças se unem. Os debates frequentemente geram ações coletivas significativas, como festivais culturais, a criação de grêmios estudantis, novos projetos na escola e até mesmo a influência sobre políticas públicas locais", destaca Débora Myrlan, Articuladora Nacional dos Debates Públicos nas Escolas.
Para Bonnie Jardim, liderança do 3º ciclo, "os Debates me ensinaram a ser mais paciente e resiliente na organização de grupos, além de me estimular a pensar fora da caixa para alcançar um objetivo coletivo". Bonnie, que mora em Iraquara, na Bahia, mobilizou mais de 100 estudantes neste semestre para discutir soluções para os desafios enfrentados em sua escola.
Serviço
Inscrições Abertas: O processo seletivo para o novo ciclo de lideranças vai até 15/12/2024. Inscreva-se agora em bit.ly/InscricoesLideresDebates4
Quem pode participar: Jovens de todas as regiões do Brasil que desejam liderar debates e fortalecer a cultura democrática em suas escolas, bairros e comunidades.
Atividades: As sessões de formação e coordenação com as lideranças são realizadas online, em horários flexíveis para atender ao maior número de participantes. Já os debates acontecem presencialmente nas escolas, em locais acessíveis às lideranças.
Confira o edital completo em bit.ly/Edital4CicloDebates.