UOL - O melhor conteúdo
Notícias sobre educação e formação profissional

Enem e Educação

Por Mirella Araújo e equipe

Informação e análise sobre Educação, Enem e formação profissional

UFPE concede título de Doutor Honoris Causa ao presidente de Portugal e reforça a defesa das universidades públicas e da democracia

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro de Ciências Jurídicas/Faculdade de Direito do Recife e foi presidida pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes

Publicado em 17/02/2025 às 18:41 | Atualizado em 17/02/2025 às 18:50
Google News

A defesa da democracia e o fortalecimento das universidades públicas foram temas centrais nos discursos proferidos durante a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao presidente da República Portuguesa, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nesta segunda-feira (17).

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro de Ciências Jurídicas/Faculdade de Direito do Recife (CCJ/FDR) e foi presidida pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além de professores, estudantes e demais autoridades.

"A democracia tem um mérito que a ditadura não tem: é corrigível. Faz parte de sua essência acertar, errar e corrigir. Já a ditadura, por definição, nunca reconhece erros e, portanto, nunca os corrige. Quem viveu sob um regime ditatorial sabe que a melhor das ditaduras jamais se compara à pior das democracias", afirmou o presidente Marcelo Rebelo. Ele destacou ainda que dedicou os últimos 50 anos à construção da democracia, da liberdade e do Estado de Direito em suas dimensões social, econômica e cultural.

Na política, Marcelo Rebelo de Sousa ingressou no Partido Social Democrata (PSD) em 1974 e foi deputado à Assembleia Constituinte, contribuindo para a elaboração da Constituição Portuguesa de 1976. Na década de 1980, atuou como secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e ministro dos Assuntos Parlamentares. Em 2016, foi eleito presidente de Portugal e reeleito em 2021 com ampla votação.

Em reconhecimento à sua carreira e às contribuições significativas ao Direito e à democracia, a proposta de concessão do título, apresentada pelo Conselho do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da instituição.

Defesa das grandes pautas nacionais

Para o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi também um momento de reflexão e defesa de grandes pautas nacionais. 

O reitor destacou a importância do fortalecimento das universidades federais, deixando claro que elas são imprescindíveis a toda sociedade. "Chamamos a atenção da população, tanto no Brasil quanto internacionalmente, para a defesa das universidades. Recentemente, enfrentamos um movimento negacionista que persiste, negando a ciência e a vacina", disse. 

"A universidade é um berço do conhecimento, comprometida com princípios fundamentais para o desenvolvimento. Esta solenidade, portanto, tem uma conexão mais ampla com a valorização das universidades públicas, da ciência e de todos os pesquisadores e pesquisadoras", completou o reitor.

A respeito da democracia, Alfredo Gomes destacou a importância de 'muita vigilância política' neste momento, ressaltando a necessidade de defendê-la não apenas no Brasil, mas também em outras sociedades

 

Parceria com o governo português

A governadora Raquel Lyra ressaltou o avanço das relações culturais, sociais, comerciais e históricas entre Pernambuco e Portugal.

Em outubro do ano passado, o Governo do Estado lançou o Programa de Aceleração e Internacionalização de Negócios no Porto Digital Europa, em Aveiro, Portugal. A iniciativa, com investimento de R$ 2,5 milhões, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), tem como objetivo ampliar o alcance global das empresas pernambucanas, fortalecendo sua competitividade e acesso ao mercado europeu.

Na ocasião, também foi anunciada a criação do primeiro programa de formação internacional em parceria com o governo português, capacitando profissionais em tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial e Blockchain.

"É uma oportunidade de nos inspirarmos em Portugal, um país com características semelhantes ao nosso, tanto em território quanto em número de habitações, além das fortes relações entre as comunidades portuguesa e brasileira. Com isso, podemos garantir investimentos para Pernambuco, reforçando a certeza de que fortalecer nossa união é fundamental para o nosso futuro", declarou Raquel Lyra.

Trejatória

O discurso panegírico foi proferido pelo jurista, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, José Paulo Cavalcanti Filho, que destacou a trajetória de vida do presidente de Portugal.

Nascido em 1948, Marcelo Rebelo de Sousa formou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1971 e obteve o título de doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela mesma instituição em 1984. Sua formação acadêmica inclui especialização em Direito Constitucional, além de ampla experiência em Direito Administrativo, Ciência Política, Teoria do Direito e Filosofia do Estado.

Esse percurso culminou no grau de professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Rebelo de Sousa também é autor de uma vasta e significativa produção científica, com diversas obras de referência no campo jurídico.

UFPE concede título de Doutor Honoris Causa ao presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Webstories

Últimas

VER MAIS