FESTAS

Carnaval: comitê do Consórcio Nordeste recomenda cancelamento de feriado e proibição de festas privadas

Comitê do Consórcio Nordeste pede cancelamento do Carnaval, mas cita a possibilidade de, após o término da pandemia, novos feriados extraordinários serem ser criados

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 03/02/2022 às 12:02 | Atualizado em 03/02/2022 às 12:39
Notícia
X

Diante da nova alta de casos, internações e mortes por covid-19 no Brasil, o comitê científico do Consórcio Nordeste recomendou o cancelamento dos feriados de Carnaval e, também, a proibição de festas privadas com aglomeração. O grupo faz alerta sobre a situação pandêmica no país em boletim divulgado nesta quinta (3).

O comitê científico alerta para os efeitos da circulação da variante Ômicron do SarsCov-2, já evidentes em janeiro deste ano. O número diário de novos casos já é cerca de 3 a 4 vezes maior que o do pico em junho de 2021, e continua em ascensão.

"No momento, é impossível prever com segurança quando o novo pico será alcançado e qual será a duração da nova onda", argumenta o Consórcio Nordeste no boletim. No documento, recomenda-se aos Governadores e Prefeitos o cancelamento das festividades públicas de final do ano e do Carnaval, alertando que a variante Ômicron poderia causar um aumento na transmissão do vírus e provocar uma nova onda da pandemia.

"As comemorações públicas de Réveillon e as festas de Carnaval foram efetivamente canceladas pela maioria dos governantes. Porém, foram realizadas celebrações de Réveillon privadas de forma generalizada, como se a pandemia tivesse terminado", diz o documento. Em janeiro, a média de novos casos em sete dias atingiu 184 mil. 

O Comitê Científico diz entender as dificuldades políticas e os prejuízos econômicos decorrentes desta medida, mas destaca: "o mais importante no momento é salvar vidas. E vidas não têm preço!". O grupo também cita a possibilidade de, após o término da pandemia, novos feriados extraordinários serem ser criados pelos governos.

Além do cancelamento do feriado e da proibição de festas particulares, o boletim recomenda manter as medidas legais que obrigam o uso de Máscaras, em especial em lugares fechados ou com aglomerações e intensificar a vacinação contra a covid-19.

Tags

Autor