PERNAMBUCO

Cotada para vice, Teresa Leitão apoia trabalhadores da educação, que pressionam governo

Deputada estadual, cotada para vice na chapa liderada pelo PSB, participa de passeata de trabalhadores para pressionar Governo de Pernambuco

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 03/02/2022 às 11:35
DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA JC MAZELLA
Teresa Leitão ao lado de Ivette Caetano, presidente do Sintepe - FOTO: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA JC MAZELLA
Leitura:

Cotada para ser vice na chapa liderada pelo PSB ao Governo de Pernambuco, Teresa Leitão (PT) discursou na Alepe a favor dos trabalhadores da educação, que pressionam o governador Paulo Câmara (PSB) por reajuste. Na manhã desta quinta (3), a categoria se reuniu em frente à casa legislativa e seguiu rumo ao Campo das Princesas.

Em seu primeiro discurso do ano a deputada estadual defendeu que o Governo do Estado e prefeituras atendam à Lei do Piso do Magistério e implementem o reajuste de 33,24% no piso salarial da categoria. "O desafio de Pernambuco é implantar o piso com repercussão na carreira", disse a parlamentar.

Divulgação/AgênciaJCMazella
Passeata dos trabalhadores da educação no Recife - Divulgação/AgênciaJCMazella

A situação do governador é delicada. Além das demandas dos trabalhadores da educação, policiais civis interromperam atividades investigativas recentemente e delegados de polícia prometem deixar cargos de chefia neste mês.

O sindicato dos trabalhadores da educação rejeitou a proposta do Governo de Pernambuco, de aproximadamente 12%. "Piso é lei. Contudo, a norma não é cumprida automaticamente. Por isso, peço aos colegas que participem das articulações para que o valor seja respeitado", comentou a petista.

A Lei do Piso do Magistério determina o reajuste de 33,24% no salário-mínimo do professor da educação básica (que passou a ser R$ 3.845,63). Mas esse reajuste não alcança quem recebe valores brutos maiores que R$ 3.845,63. Assim, a proposta defendida pela deputada e pelo Sintepe prevê um reajuste em todos os níveis da carreira, beneficiando inclusive os aposentados. Essa proposta já está sendo negociada entre governo e sindicato.

Comentários

Últimas notícias