VIOLÊNCIA

Doriel Barros cobra do secretário de Defesa Social informações sobre o caso Jonatas

Ligado à agricultura familiar, deputado estadual cobra investigações sobre as providências tomadas para resolução de criança assassinada na zona rural

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 16/02/2022 às 9:33
Notícia
X

Doriel Barros, deputado estadual e presidente do PT-PE, se encontra na tarde de hoje com Humberto Freire, secretário de Defesa Social do Governo de Pernambuco. O parlamentar, agricultor familiar, deve cobrar informações sobre as providências tomadas para elucidar as causas do assassinato do menino Jonatas de Oliveira em Barreiros.

Aos nove anos, o menino foi morto durante uma ação de homens encapuzados contra seu pai, Geovane da Silva Santos, presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras familiares do local. O assassinato aconteceu na última quinta-feira, no Sítio Roncardorzinho.

Devem participar também da reunião representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape), da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

A violência em comunidades rurais do estado, especialmente por questões agrárias, é tema recorrente na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Doriel Barros, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Casa, articula reuniões com autoridades do Executivo e do Judiciário, buscando a resolução de conflitos em diferentes áreas.

CORTESIA
Homens encapuzados invadiram a casa e atiraram contra pai e filho - CORTESIA

Segundo o Fórum do Campo, são mais de 1500 famílias de seis municípios, somente da Mata Sul, que vivenciam situações de insegurança por causa da disputa da terra. Com o assassinato do menino, filho de uma liderança da comunidade de uma área em processo de desocupação, que pertence à massa falida da Usina Santo André, a questão da violência ganhou novo patamar para as famílias rurais.

"Na sexta-feira, encaminhei ofício ao Ministério Público de Pernambuco e ao Governo do Estado solicitando providências para a identificação dos assassinos e proteção para as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade nessa comunidade", afirmou o parlamentar.

Entenda o caso do assassinato do menino Jonatas em Pernambuco

Sete homens encapuzados e fortemente armados invadiram a casa de Geovane da Silva Santos, disparando contra o presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras familiares do local. Ele foi atingido de raspão no ombro. A criança, que se escondia embaixo da cama com a mãe, foi morta.

Por causa disso, deputado Doriel Barros apresentou um Projeto de Lei que institui a Política de Segurança e Defesa no campo. O PL foi aprovado pela Alepe, na semana passada, e agora aguarda a sanção do governador Paulo Câmara.

“Peço ao governador que possa sancioná-lo o mais rápido possível e que o mesmo seja colocado em prática. Sabemos da urgência de ações preventivas e repressivas de segurança no meio rural. Não podemos esperar que novas mortes ocorram. Não medirei esforços para que as famílias do campo possam viver e trabalhar em paz”, destaca o deputado.

Tags

Autor