Relógios espiões

João Campos mostra primeiras imagens do 'BBB do monitoramento', sem detalhar custo ou alcance

João Campos disse que foi buscar inspiração. ONG diz que, em apenas 14 anos anos a cidade passou por uma mudança radical, deixando de estar entre as cidades mais violentas do mundo, com ações focadas na cultura, inclusão social e urbanização.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 18/02/2022 às 18:16 | Atualizado em 18/02/2022 às 19:17
Notícia
X

Na sua visita à Colômbia, o prefeito do Recife, João Campos, acabou revelando as primeiras imagens de um novo e mais amplo sistema de monitoramento que planeja implantar na capital pernambucana. O prefeito não disse quanto vai custar o projeto nem o alcance das operações da iniciativa.

No ano passado, o blog já havia revelado que a PCR estava organizando a licitação para a implantação de mais de uma centena de relógios digitais com câmaras de segurança.

 

"Um dos motivos da minha vinda à Colômbia é buscar referências, como fiz no Rio de Janeiro, para o centro de monitoramento que montaremos no Recife. Visitei hoje a sala do Sistema Integrado de Emergência e Segurança de Medellín (SIES-M), de onde é possível monitorar várias atividades", informou o prefeito.

"Conversamos sobre protocolos, softwares e, sobretudo, integração de equipes e serviços. Uma grande referência de modernização e eficiência na gestão para nos inspirar. Confira as imagens do nosso projeto, que será inaugurado no ano que vem".

 

Redes sociais
Salas de monitoramento impressionam pela quantidade de posições e monitores - Redes sociais


Comitiva de lideranças visita à cidade de Medellín


No último dia 15, uma equipe de lideranças políticas e empresariais do Brasil, enntre eles João Campos, viajou a Medellín, na Colômbia, para conhecer "a fundo" iniciativas de serviços públicos bem sucedidas localmente. De acordo com a OS Comunitas, na programação, estavam previstas imersões em boas práticas do município colombiano para inspiração e inovação de iniciativas no Brasil.

A visita ao país latino-americano durou cinco dias e contou com 15 pessoas na comitiva, incluindo João Campos, prefeito de Recife (PE) e Murilo Rodrigues Cavalcanti, secretário Segurança do Recife (PE).

Segundo a entidade, o grupo iria trocar experiências e conhecer de perto os diversos cases de sucesso do poder público na cidade colombiana. "Medellín foi considerada nos anos 1990 uma das localidades mais violentas do mundo e iniciou a década de 2000 como cidade-modelo no combate à violência urbana. A ideia é selar acordos de cooperação para que ações e iniciativas de real impacto social sejam intercambiadas e aplicadas nas cidades dos dois países".

"Medellin é um exemplo de como uma cidade pode ser modificada através da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Em apenas 14 anos anos a cidade passou por uma mudança radical, deixando de estar entre as cidades mais violentas do mundo, com ações focadas na cultura, inclusão social e urbanização".

Redes sociais
Estado conta com uma sala de monitoramento semelhante na SDS, em um antigo prédio do Metro do Recife - Redes sociais

A programação teve visitas ao Centro Integrado de Tráfico e Transporte (CITRA), Centro Valle Del Software em San Javier, e à Ruta N (uma joint venture firmada entre a Prefeitura de Medellín, UNE e EPM com o objetivo de inspirar e incentivar a inovação na cidade e criar condições favoráveis para negócios e empreendedorismo), além de visitas.

Na lista divulgada, ainda Renan Ferreirinha Carneiro, secretário de Educação do Rio de Janeiro (RJ), Fábio Ferraz (Secretário de Planejamento & Inovação Prefeitura de Santos), os parlamentares Tábata Amaral e Vinicius Poit, deputados federais, além do time Comunitas, representado por Regina Esteves, diretora-presidente, Thiago Milani, diretor de projetos, Dayane Reis, diretora de conhecimento e comunicação. Também integram a equipe Fernando Barrancos Chucre, Presidente Fundo Social de Solidariedade – Governo SP, e Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito Santos, que são consultores Comunitas.

Tags

Autor