ELEIÇÕES 2022

PSB lança Danilo Cabral ao Governo de Pernambuco e já atrela sua candidatura a Lula

No lançamento da candidatura de Danilo Cabral ao Governo de Pernambuco, PSB fez uso até de recurso visual para atrelar o candidato ao nome de Lula

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 21/02/2022 às 16:26 | Atualizado em 23/02/2022 às 10:29
Notícia
X

Quem acompanhou presencialmente o lançamento da pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao Governo de Pernambuco na tarde desta segunda-feira (21), além de calor do ambiente, sentiu a presença do nome de Lula. No palanque da Frente Popular não faltaram elogios ao petista, cujo apoio é visto como importante para promover o nome do socialista na campanha pelo Palácio Campo das Princesas.

Já quem acompanhou a cerimônia de maneira digital não sentiu o calor do ambiente e a entonação impositiva ao falar-se de Lula. Mas, na tela da live, um banner vez ou outra aparecia e passava o recado. "Este é o time de Lula em Pernambuco", dizia a peça. A identidade visual da pré-campanha de Danilo, em tempo, deixa o amarelo tradicional do PSB e assume um 'degradê' que parte do vermelho.

Logo após a abertura da cerimônia por Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, deixou um recado através de um vídeo. Ela avalia que o momento mostra a capacidade de articulação das forças populares.

"É a unificação das força progressistas que nós procuramos para dar sustentação ao presidente Lula, que hoje é a esperança do povo brasileiro", disse Gleisi Hoffmann. Dos socialistas que discursaram, o mais contido com relação ao PT foi Carlos Siqueira, como já se esperava.

Apesar disso, ele destacou a união: "estaremos juntos aqui em Pernambuco, mas em torno de Lula em todo o país. Essa é a união que vai apenas não apenas mudar Pernambuco, mas o Brasil" disse.

DAY SANTOS/JC IMAGEM
Lançamento da candidatura de Danilo Cabral ao governo de Pernambuco. - DAY SANTOS/JC IMAGEM

No palco, reuniram-se nomes importantes da Frente Popular. Na mesma fileira estavam Carlos Veras, favorito na indicação ao Senado pelo PT, e na ponta esquerda estava André de Paula (PSD), também cotado para ser o candidato da Frente Popular à Câmara Alta.

Além dos postulantes à candidatura ao Senado, estavam o pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo, a deputada estadual Teresa Leitão (PT), o deputado estadual e presidente do PT-PE Doriel Barros, o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB) e João Campos, atual prefeito da capital pernambucana.

Em seu discurso, o filho de Eduardo Campos chegou a adiantar que o PSB será o primeiro partido a  anunciar o apoio oficial a Lula. Na campanha pela prefeitura, não faltaram, porém, críticas ao PT. Eduardo da Fonte (PP), outro que disputa a vaga ao Senado pela Frente Popular, foi representado pelo filho, Lula da Fonte (PP).

'Danilo Cabral (PSB) vai poder governar com Lula (PT)'

Paulo Câmara discursou antes de Danilo Cabral. O atual governador disse que a Frente Popular está "novamente reunida", destacando também a experiência do colega de partido. O socialista chegou a dizer que o companheiro, se eleito, terá algo que ele não teve: a oportunidade de governar em consonância com o governo Lula.

DAY SANTOS/JC IMAGEM
Lançamento da candidatura de Danilo Cabral ao governo de Pernambuco. - DAY SANTOS/JC IMAGEM

"Precisamos muito da união de virtudes, também capaz de unir pessoas. Também estamos aqui reunidos para olhar o contexto nacional, de ajudar o presidente Lula a reconstruir este país. (...) Ele orgulha o país é um símbolo de diálogo, respeito e enfrentamento às injustiças", disse Paulo Câmara.

Danilo Cabral agradeceu Humberto Costa pelo gesto de ter retirado sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco, mesmo estando na frente em pesquisa eleitoral. A fala põe pressão no PSB para retribuir o gesto em São Paulo, onde Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB) querem o Governo.

"Seu gesto é uma demonstração de responsabilidade com o Brasil e de unidade da Frente Popular. (...) O gesto representa a essência da Frente Popular", disse o pré-candidato do PSB.

Danilo Cabral contra privatizações

Em seu discurso, Danilo Cabral rasgou elogios à gestão de Paulo Câmara. Destacou o equilíbrio fiscal da gestão do colega socialista, mas disse que esse não pode ser um fim. O pré-candidato alega que o Estado deve ter capital para investimento e celebrou os R$ 5 bilhões disponíveis em Pernambuco. Além disso, atacou Jair Bolsonaro (PL) pelas crises financeira e institucional vividas no país.

"É um remédio amargo que está sendo aplicado no Brasil, de desmonte do Estado brasileiro, de cortes nas políticas públicas, retirada de direitos, de entrega do patrimônio, como estão entregando no país e em Pernambuco. [Estão entregando] a nossa Eletrobrás e a Chesf, vendendo o Rio São Francisco!", disparou.

Além de tecer críticas a Bolsonaro, Danilo disse querer Lula de volta. "Por tudo que representou para o Brasil. (...) Pelo desenvolvimento econômico, geração de renda, inclusão, baixa inflação (...), e tantos programas que estão perdidos. O Brasil tem saudade, mas Pernambuco também tem saudade".

Tags

Autor