ELEIÇÕES 2022

Pesquisa para presidente 2022: Lula e Ciro Gomes tem menor rejeição entre principais candidatos

Pesquisa para presidente mostra o ranking de rejeição dos pré-candidatos na eleição deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 06/04/2022 às 14:34
Notícia
X

A pesquisa eleitoral do Ipespe para a Presidência da República mostra a rejeição aos principais pré-candidatos, com Jair Bolsonaro (PL) liderando o ranking. Lula (PT), por outro lado, é o único postulante com rejeição menor que o número de eleitores fieis.

De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 2 e 5 de abril, 61% dos entrevistados dizem não votar de maneira alguma em Jair Bolsonaro, enquanto 29% dizem votar com certeza no atual presidente. Para Lula, a situação é mais confortável: o petista é rejeitado por 43%, mas 44% diz votar com certeza no petista.

Mas a intenção de voto acende alertas: apesar de liderar isoladamente, Lula viu a diferença para Jair Bolsonaro cair para 14 pontos percentuais. Isso acontece após a saída de Sergio Moro da corrida presidencial.

Ciro Gomes também desfruta de baixa rejeição em comparação aos pré-candidatos mais conhecidos: isto é, aqueles que não apresentam alta taxa de desconhecimento entre o eleitorado. O pedetista marca os mesmos 43% de Lula, mas apenas 12% do eleitorado diz votar no ex-governador do Ceará. Uma parcela de 39%, porém, diz que poderia votar no ex-ministro.

Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante) e Felipe D'Ávila, por outro lado, enfrentam o problema do desconhecimento entre os entrevistados. Respectivamente, 46%, 53% e 58% dizem não conhecer os esses candidatos.

A pesquisa Ipespe entrevistou mil pessoas entre os dias 2 e 5 de abril. A margem de erro máximo estimada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Tags

Autor