ELEIÇÕES 2022

João Doria desiste da disputa pela Presidência da República

Confirmado: João Doria (PSDB) retira sua pré-candidatura à Presidência da República

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 23/05/2022 às 12:27 | Atualizado em 23/05/2022 às 12:53
Notícia
X

Nesta segunda-feira (23), Joao Doria (PSDB) anunciou que retira sua pré-candidatura à Presidência da República. Com desempenho inexpressivo nas pesquisas eleitorais, ele abre mão do espaço e Simone Tebet (MDB) deve ser anunciada em breve como candidata da aliança entre tucanos com o MDB e o Cidadania.

“Entendo que não sou o candidato da cúpula do PSDB, e aceito. Sempre busquei e continuarei buscando o consenso, ainda que ele seja contrário a mim. Saio de coração ferido e de alma leve”, disse Doria, em discurso ao lado de sua esposa Bia Doria e do presidente nacional Bruno Araújo.

O ex-governador de São Paulo ainda deixou em aberto a possibilidade de não concorrer a cargo algum ou mesmo se retirar por completo da vida pública: "Saio como entrei na política, repleto de ideais, com alma cheia de esperança e coração pulsante".

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, ainda convidou publicamente o União Brasil, presidido por Luciano Bivar, a retomar as conversas sobre o projeto conjunto da 'terceira via', afirmando também que o gesto de João Doria aumenta a responsabilidade de Simone Tebet.

O PSDB enfrentou um processo de fragmentação interna, antes mesmo das prévias, quando a legenda se dividiu entre João Doria e Eduardo Leite. O ex-governador de São Paulo chegou a ameaçar judicialização caso o partido desistisse da sua pré-candidatura em nome de uma aliança com o MDB e o Cidadania.

Simone Tebet comenta gesto de João Doria

A senadora, pré-candidata pelo MDB, agradeceu o movimento do PSDB e de João Doria: "Ele foi adversário. Sempre foi aliado. Sua contribuição com a luta pela vacina jamais será esquecida.
Vamos conversar e receber suas sugestões para nosso programa de governo. O Brasil é maior do que qualquer projeto individual. Vamos trabalhar para unir todo o centro democrático. Gostaria muito de ter o PSDB e o Cidadania junto conosco. Vamos aguardar a decisão das direções partidárias. Vamos continuar nossa Caminhada da Esperança. Vamos unir o país e tratar de sua reconstrução moral, institucional e politica. O povo tem pressa e precisamos semear esperança".

Tags

Autor