ECONOMIA

Aumento da gasolina: margem de lucro da Petrobrás surpreende comparado aos estrangeiros

Saiba o lucro que a Petrobrás tem comparado aos estrangeiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 17/06/2022 às 18:09 | Atualizado em 17/06/2022 às 19:09
Notícia
X

Após reclamações de Jair Bolsonaro acerca dos preços da Petrobrás, a UOL solicitou um levantamento da margem de lucro da estatal em comparação a outras petrolíferas. O resultado confirmou de fato a maior margem de lucro em relação às estrangeiras, chegando a ser quase seis vezes maior que a PetroChina.
Apenas no primeiro semestre desse ano, a Petrobrás lucrou R$ 44,5 bilhões.

“Todos têm que ter consciência, apertar o cinto, salvar o Brasil. Como fizeram todas as petrolíferas do mundo, diminuíram seu lucro”, comentou Bolsonaro ao falar sobre os resultados da Petrobrás.

De acordo com a Economatica, empresa de informações financeiras, a margem líquida da Petrobrás foi de 31,6% no primeiro semestre, enquanto a concorrente mais próxima, a Chevron, teve apenas 11,5%.

Segundo Eduardo Costa Pinto, professor de economia da UFRJ, o lucro da Petrobrás cresce mais que o das concorrentes, pois a receita sobe mais rápido que os custos de extração no pré-sal.

“Pela receita, como a Petrobrás mantém o PPI ( Preço de Paridade Internacional), ela maximiza o lucro porque cobra o preço máximo possível. E como ela faz isso? Acompanhando os níveis internacionais, com frete e imposto, e vendendo pelo preço de monopólio”, afirmou o professor.

Além do alto lucro, a empresa também distribui mais dividendos para os acionistas que as demais. De acordo com Vitor Polli, analista de Oil & Gas da Levante Corp, a empresa também opta por investir a maior parte do montante nela mesma, buscando alternativas ao petróleo. Ação, no entanto, contrária a das concorrentes, as quais buscam uma transição na matriz energética.

“Hoje o pré-sal é uma grande vaca leiteira. Mas se eu não invisto agora, não tenho capacidade de transformar oportunidades em vacas leiteiras” afirmou o analista.

Tags

Autor