DISPUTA

Lula é acionado pelo Ministério da Justiça após fala contra Jair Bolsonaro; saiba mais

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) abriu procedimento para apurar discurso de Lula (PT) contra Jair Bolsonaro (PL)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 16/06/2022 às 19:09 | Atualizado em 16/06/2022 às 19:14
Notícia
X

Como revelou a coluna Grande Angular (Metrópoles), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) abriu procedimento para apurar discurso de Lula (PT) contra Jair Bolsonaro (PL). Eles são adversários e o petista lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República.

A representação em questão foi protocolada pelo Ministério da Justiça após pedido do deputado bolsonarista Ubiratan Sanderson (PL-RS). O ofício foi encaminhado a Anderson Torres, chefe da pasta, apontando possíveis crimes de Lula contra Bolsonaro.

A ação versa sobre as declarações do petista, ligando a morte de Marielle Franco (PSOL-RJ) à 'gente do Bolsonaro'. A vereadora carioca foi assassinada em 2018, junto com o motorista Anderson Gomes, num crime que até hoje não foi solucionado.

O discurso foi realizado em Porto Alegre, quando o ex-presidente disse, se referindo a Bolsonaro: "(...) a gente não sabe a qualidade de todos os milicianos dele, o que a gente sabe é que gente dele, sabe, não tem pudor de ter matado a Marielle".

A movimentação teve como resultado um 'termo circunstanciado', quando o crime denunciado é de pouco potencial ofensivo. O caso foi, inicialmente, encaminhado para a Polícia Federal, mas na verdade foi acolhido pela Polícia Civil do Distrito Federal. A PCDF, por sua vez, foi quem despachou o pedido ao TJDFT.

Tags

Autor