JULGAMENTO

Zambelli é condenada por espalhar montagem sobre 'deputadas diabólicas'

Veja a montagem que foi feita pela Deputada

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 29/06/2022 às 16:54
Notícia
X

Nesta terça-feira (28), a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal a indenizar a Deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) e a Líder do Psol na Câmara Sâmira Bonfim (SP), por ter feito uma montagem na qual atribuiu a elas chifres e olhos diabólicos, além de colocar a legenda: “esquerda genocida" na sua rede social.

A medida foi tomada pela 22 Vara Cível de Brasília, pela qual foi ordenado que a postagem seja retirada das redes sociais de Zambelli. Também foi colocado para a Deputada, multa de R$ 30 mil reais a cada uma, por danos morais.

A montagem também destacava postes, nos quais a ex-candidata à Vice-Presidência Manuela d'Ávila (PC do B) comemorava a descriminalização do aborto na Colômbia. O fato ocorreu em feveireio deste ano.

"Sem mais! #EsquerdaGenocida", escreveu Carla Zambelli na publicação.

A decisão tomada pela juíza Junia de Souza Antunes, fala que a publicação tem um conteúdo de crítica a uma temática sensível.

"Ao atribuir às demandantes [Sâmia e Talíria] a prática de genocídio, ou mesmo o assentimento com a prática, o texto veiculado findou por desbordar os limites da liberdade de expressão, avançando, de forma desproporcional, sobre a honra e a imagem das requerentes" comentou a Juíza.

"Ao associar as demandantes à figura demoníaca, a requerida estaria a disseminar, no âmbito da sociedade e em época de sobrelevado interesse pelo resguardo da imagem pública (ano eleitoral), a ideia de que as parlamentares autoras seriam favoráveis a práticas nefastas e contrárias ao interesse da sociedade, o que, por certo, açoitaria a sua honra" completou.

Zambelli afirmou, perante a corte, que a montagem foi compartilhada apenas para fazer uma crítica satírica, e que não tem nenhuma intenção de relacionar as parlamentares a práticas criminosas.

Confira:

Instagram da Deputada Carala Zambelli
Imagem feita e postada nas redes sociais da Deputada Zambelli - Instagram da Deputada Carala Zambelli

Tags

Autor