7 de setembro

Lula cria estratégia para rebater Bolsonaro no 7 de setembro, saiba mais

Como em 2022 a data comemora 200 anos, políticos aliados a Lula consideram que esse será o principal momento para a campanha de Jair Bolsonaro (PL).

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 23/07/2022 às 14:01
Notícia
X

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uniu-se com movimentos sociais com o objetivo de criar melhores estratégias para as comemorações do 7 de setembro deste ano.

Como em 2022 a data comemora 200 anos, políticos aliados ao candidato petista consideram que esse será o principal momento para a campanha de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo Lula, Bolsonaro provavelmente irá incentivar maiores mobilizações, além da parada militar tradicional, para demonstrar poder. Com isso, o petista sugeriu que os movimentos sociais planejem eventos para o dia 10 de setembro.

O objetivo desse adiamento seria não medir forças com os bolsonaristas nas ruas que, segundo eles, podem reagir com agressividade aos apoiadores de Lula. Os participantes da reunião de campanha consideraram que Bolsonaro irá tomar medidas radicais na data, seja para buscar ganhar maior destaque na corrida eleitoral seja para deslegitimar o sistema das eleições.

Os participantes do evento ainda relataram que Lula desencorajou a possibilidade de mobilizações apenas como resposta ao atual presidente, que possui a máquina do Estado ao seu lado.

O grupo da campanha do candidato petista planeja utilizar a data como um “dia nacional de mobilização unitário em defesa da democracia, por eleições livres e contra a violência”.

"A ideia é fazer algo diferente da proclamação ao ódio que o Bolsonaro fará. Não queremos entrar na disputa e nas provocações", afirma o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos coordenadores da campanha de Lula.

Tags

Autor