palestra

Como será a participação de Raquel Lyra na COP 28, em Dubai

Governadora de Pernambuco integrará a comitiva presidencial que vai a Dubai, a convite do presidente Lula; tucana palestrará no evento

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 27/11/2023 às 7:28 | Atualizado em 27/11/2023 às 10:28
Notícia
X

A governadora Raquel Lyra (PSDB) será palestrante na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), evento que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. A governadora de Pernambuco integrará a comitiva oficial do governo federal, a convite do presidente Lula (PT).

Raquel foi convidada para palestrar em cinco painéis da COP 28. Ela deverá abordar temas como fortalecimento das ações climáticas, investimentos para a preservação da caatinga, energia eólica, entre outros.

Até o momento, Raquel é a única governadora da região Nordeste convidada para falar no Local Climate Action Summit (LCAS), além de ser uma das poucas lideranças femininas dentro da rede Under2 Coalition - maior rede de governos subnacionais pelo Clima.

"Essa agenda é importante porque precisamos cada vez mais entrar na rota da economia do futuro. A participação na COP será uma oportunidade única para apresentarmos a potencialidade do nosso Estado, anunciarmos ações e demonstrarmos de que maneira podemos contribuir para o desenvolvimento de boas políticas públicas de clima e crescimento sustentável”, declarou Raquel.

Esta será a primeira vez que ocorrerá um evento co-promovido pela presidência da COP focado em governos estaduais e municipais de todo o mundo, e a chefe do Executivo pernambucano terá a oportunidade de se apresentar na ocasião.

Outros pernambucanos na COP 28

Quatro deputados estaduais pediram licença da Alepe para ir para a COP 28, em Dubai. Oficialmente sem ônus para a casa Legislativa.

A lista é composta por Diogo Moraes (PSB), Waldemar Borges (PSB), João Paulo Costa (PCdoB) e Aglailson Victor (PSB). Desses quatro, três são da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Alepe.

Como a maioria é oposição, os governistas acreditam que tenha sido este o motivo da pressa do presidente Álvaro Porto de votar o orçamento logo nesta semana, atropelando o Palácio Campo das Princesas e a presidente da Comissão de Finanças, Débora Almeida (PSDB).

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, irmão de João Paulo Costa, também integrará a comitiva presidencial.

Tags

Autor