cotado para Ministério

Um dos favoritos para assumir Justiça, Lewandowski participa da posse de Gonet hoje (18)

Favorito para assumir pasta da Justiça no lugar de Flávio Dino, ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski foi para posse de Gonet na PGR

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 18/12/2023 às 11:26
Notícia
X

Com a posse do novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, a ocorrer nesta segunda-feira (18), um convidado importante foi avistado no evento. Cotado para assumir o Ministério da Justiça no lugar de Flávio Dino, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski foi visto na cerimônia. 

Lewandowski comparece à posse de Gonet, ex-ministro do STF é cotado para Justiça

Sentado próximo de seus ex-colegas do STF, Lewandowski chegou ao evento da posse de Paulo Gonet para Procuradoria-Geral da República (PGR) nesta segunda. A presença do ex-ministro é vista como um sinal importante, já que Ricardo é um dos favoritos para assumir o lugar de Flávio Dino, que foi aprovado para assumir o cargo de ministro do Supremo. 

A ideia de inserir no Ministério da Justiça e Segurança Pública o ex-ministro do STF, que se aposentou no começo desse ano e foi indicado pelo próprio presidente Lula em seu primeiro mandato, é evitar brigas entre alas da esquerda de sua gestão. Lewandowski, além de ser próximo do presidente retirará o peso de uma disputa entre PSB e PT sobre o cargo que será deixado vago por Dino

Ainda não existe certeza sobre quem será a indicação de Lula para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, como Flávio Dino só toma posse como ministro do STF em fevereiro, existe tempo para que o presidente analise quem irá nomear. 

 

A posse de Gonet começou nesta segunda às 10h30 e apresenta um tom mais sóbrio. Em seu discurso, o novo PGR relatou que não busca palco nem holofote em sua atuação. O novo procurador ficará no cargo até 2025. 

O evento foi curto e direto ao ponto e já encerrou sua transmissão oficial. No palco, além de Paulo Gonet, estavam presentes o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

Assista a posse de Gonet na PGR

Tags

Autor