reforma ministerial

Lula e Lewandowski já negociam Justiça desde 2023; veja quais as condições do ex-STF para aceitar cargo

Coluna afirma que Lula e Lewandowski já conversam desde indicação de Dino para negociar exigências do ex-ministro do STF. Confira os pontos e entenda quais são as condições para que Ricardo Lewandowski seja o novo ministro da Justiça

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 09/01/2024 às 7:24
Notícia
X

Apesar de ainda não ter confirmado a decisão ao público, o presidente Lula (PT) já decidiu o nome que irá substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça. Mesmo que tenha apresentado com maior certeza aos seus aliados apenas na última semana, é indicado que desde novembro já ocorria a negociação para entrada do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski no cargo. 

EX-STF, LEWANDOWSKI É O NOME ESCOLHIDO POR LULA PARA O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

De acordo com informações do Blog de Lauro Jardim no Globo, Lula já bateu o martelo sobre quem deseja para assumir o cargo de ministro da Justiça: o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski, que se aposentou da Corte começo de 2023. 

Apesar de ser o favorito para pasta desde a nomeação de Flávio Dino para o STF, Lula começou a emitir certeza e apresentar a informação para interlocutores apenas agora.

Como Luiz Inácio já havia declarado que manteria Dino apenas até a cerimônia do 8 de janeiro, que ocorreu nesta segunda-feira (08), existe previsão para que o presidente indique o mais rápido possível seu futuro ministro da Justiça

Mesmo que tenha sido amplamente divulgado pela imprensa de que Lewandowski seria abordado por Lula durante o evento do 8 de janeiro, interlocutores do presidente afirmam que o diálogo entre os dois não traria grandes definições. Isso porque ambos já estavam negociando os termos de aceite do cargo desde novembro. 

Foi apresentado que além de conversarem sobre o tema através de articuladores, ambos já dialogaram diretamente sobre o tema diversas vezes desde novembro e apenas estavam a acertar os detalhes para que Lewandowski aceite ser ministro da Justiça.

Lula: 'não há perdão' para autores de ataques do 8 de janeiro de 2023 em Brasília

LEWANDOWSKI TEM CONDIÇÕES PARA ACEITAR O CARGO NO GOVERNO LULA

Entre os tópicos apresentados por Lewandowski para acatar o pedido do presidente Lula está a garantia de que o Ministério da Justiça não será separado da Segurança Pública, como havia interesse dentro do governo. 

A coluna de Guilherme Amado no Metrópoles também afirmou que o ex-ministro do STF quer escolher seu próprio secretário-executivo, o que retiraria Ricardo Cappelli da pasta.

Como um nome que está com maior visibilidade no governo, interlocutores de Lewandowski já indicaram a Cappelli que o secretário de Dino já estaria pronto para alcançar melhores posições. 

Tags

Autor