Coluna JC Negócios

Ativo nas redes sociais, João Campos ficou em casa na semana que Recife teve mais chuvas

João Campos parece não ter entendido a dimensão da questão dos morros da cidade.

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 11/08/2021 às 11:40 | Atualizado em 11/08/2021 às 15:31
Notícia
X

Ativo nas redes sociais, liderando a comunicação na redução dos limites das vacinas, o prefeito João Campos não pôs os pés nas ruas nos últimos dias. Limitou-se a um post burocrático dizendo que determinou a Secretaria de Desenvolvimento Social que dê “todo o suporte às famílias atingidas pelo deslizamento no Brejo da Guabiraba".

É pouco. Muito pouco para um prefeito que parece não ter entendido a dimensão da questão dos morros embora use, sempre que pode, a oportunidade de gravar vídeos quando a Prefeitura do Recife faz uma escadaria.

Nos últimos cinco dias, o Recife teve uma forte precipitação de chuvas e, apesar dos deslizamentos não terem feito vítimas, destruíram residências. Mas o prefeito preferiu não molhar os pés na água.

Também é verdade que o Recife já acumulou 254,00 mm de chuvas nos primeiros 11 dias de agosto, o que ultrapassa em 119% o esperado para todo mês de agosto, que tem média história de precipitação de 213,40 mm.

Esta manhã ele se utilizou mais uma vez das redes sociais para dizer que mandou publicar uma edição especial do Diário Oficial do Município para anunciar edital de contratação de 500 professores.

Contratar professor é sempre muito bom, mas ao publicar uma edição extra do DOM só faz lembrar o presidente Jair Bolsonaro que usa do expediente para seus interesses eleitorais.

O prefeito precisa entender de Diário Oficial é coisa muito importante para ser vulgarizado com um assunto que poderia ser publicado amanhã sem prejuízo aos interessados.

O prefeito, de fato, tem atuado nas redes sociais, um território virtual que lhe permite acesso direto aos seus munícipes. Mas esse dinamismo poderia ser mais bem aproveitado nas situações de crise.

Na verdade, infelizmente, ele segue o caminho analógico de não se apresentar para entrevistas nem para anunciar ações. Quando é uma situação de estresse, segue a estratégia de Geraldo Julio de mandar uma nota.

Mas quando tem algo importante, grava um vídeo.

O problema é que João Campos não vai poder ficar apenas publicando nas redes sociais em relação à questão dos morros. Esse é talvez o seu maior desafio com gestor.

A bem da verdade, depois de sete meses, a Prefeitura do Recife ainda não mergulhou fundo na questão.

A abordagem é a antiga e não há informações de quanto a prefeitura está disposta a destinar para ações, efetivamente, mais concretas de proteção.

É importante observar. O Recife teve um volume de chuvas acima do esperado. Nesse momento as ações são mesmo da Defesa Civil. Mas seria muito bom que ele pegasse sua capa de chuva e levasse seus auxiliares para ver in loco o estrago que as chuvas fazem numa cidade como o Recife.

Já deveria ter feito em relação à questão do lixo nos canais juntando-se a secretária Marília Dantas, da Infraestrutura. Assim como deveria estar junto a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Rita Suassuna. E da secretária de Habitação, Maria Eduarda Medicis.

Naturalmente sabendo que terá que enfrentar duras críticas nos cidadão atingidos. Mas isso está incluído no salário que a cidade lhe paga regularmente.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Desabamento de barreira em Brejo da Guabiraba. Pai e filho(Clebson Barbosa e Junior) que foram resgatados ontem, estão na casa de familiares e estão recebendo doações. A cadela da família que estava soterrada foi resgatada e está bem. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Uma pesquisa rápida na Internet será possível observar que o seu pai, enquanto Governador, esteve sempre primeira de eventos com os dos desabamentos nos morros do Recife. Outra pesquisa lhe permitirá constatar que o ex-prefeito Jarbas Vasconcelos tinha o mesmo comportamento. Isso marca a personalidade de um gestor junto ao cidadão.

Como, certamente, o Recife viverá outras situações de estresse, fica a sugestão de o prefeito ter a disposição de estar na linha de frente de suas equipes. Primeiro, ajudará a levantar o moral de quem está socorrendo as vítimas e confortando as tragédias urbanas. Segundo, reforça o sentimento de coragem administrativa de ser cobrado e assumir compromissos públicos para resolver as questões.

Vai ver que aprenderá muito nesse embate direto com quem perdeu muito do pouco que tem. É bem melhor que publicar mais um post nas suas redes sociais.

TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Rua Imperial, alagamento após mais uma madrugada de chuva, na Região Metropolitana do Recife. - TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Tags

Autor