Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Privatização da Eletrobrás reduz presença do Estado no setor elétrico, mas não garante preço menor na conta

No setor elétrico não tem rigorosamente nada que não seja medido e precificado.

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 18/05/2022 às 20:00 | Atualizado em 18/05/2022 às 20:46
Foto: Divulgação
Capitalização da Eletrobras ainda vai gerar muito debate no Congresso. - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A aprovação pelo placar de 7 a 1 no TCU, favorável à privatização da Eletrobras é zero surpresa no setor elétrico, até porque ela foi precificada pelo mercado que está mais interessado no pacote de empresas que a holding controla do que com as dificuldades que o novo controlador terá para sua gestão.

Mas é importante não ter ilusões. Estamos vendendo a Eletrobras para reduzir o jogo de interesses políticos que ela incorpora, e não porque a gestão mais profissional signifique preços menores.

LEIA MAIS

Na demissão de ministro, aumento do óleo diesel fortaleceu pressão do Centrão para gasoduto de R$ 100 bilhões para Eletrobras

Sem poder "estocar vento", ONS despacha produção de eólica, mas não usa toda água que Chesf poderia gerar

Privatização da Eletrobras pode ocorrer até meados de agosto

Do ponto de vista de futuro, a tendência é que para o futuro governo a Eletrobras tenha o mermo comportamento da Petrobras - para irritação do presidente. Com um detalhe:

A expertise do setor elétrico dá de 7x1 na Petrobras. No setor elétrico não tem rigorosamente nada que não seja medido e precificado. Portanto, esqueçamos essa bobagem que, uma vez privatizada a Eletrobras, os preços vão baixar. Não vão.

E o voto solitário do ministro revisor Vital do Rego serve mais para os sindicatos e partidos estruturaram suas ações nos tribunais superiores. Não teriam mesmo sustentação para mudar os votos dos seus colegas que fecharam com o relator Aroldo Cedraz.

De certa forma, Vital do Rego tem razão numa série de coisas no modelo organizado pelo governo para fazer a capitalização. Mas o TCU, diferentemente do STF e do TSE, não tem força para enfrentar a campanha do Governo em ter uma privatização para chamar de sua.

Outra coisa é que o jogo no setor elétrico é tão pesado que seus atores conseguiram incluir no Congresso um jabuti do tamanho de um crocodilo amazônico no minuto final do jogo. E nada garante que o novo controlador aceite os preços que a lei que prevê o gasoduto para alimentar terminas no Centro-Oeste. Privatizada a conversa sobre o gasoduto muda completamente.

Uma coisa bem interessante nessa capitalização é que os possíveis investidores estão mesmo interessados é no potencial de negócio que, por exemplo, a Chesf - que faz 75 anos em 2023 - e Furnas - que fez 65 este ano - possuem.

CHESF
A Chesf está gerando apenas 40% do que poderia se trabalhasse com força total. - CHESF

Mas isso não quer dizer que Eletrosul, Eletronorte, Cepel e Eletropar (antiga Light) não sejam um espetacular negócio. No final, pode-se dizer que as partes da Eletrobras formam um todo muito maior que a empresa holding.

E isso se dá porque, em todas elas, o conhecimento do negócio geração de energia hidráulica foi o que gerou o próprio conhecimento que o Brasil tem no setor e que tem classe mundial.

As pessoas esquecem que dentro do setor elétrico o conhecimento foi se formando a partir da Chesf, a seguir com Furnas e das demais, sendo criadas com os engenheiros delas duas.

Então, a venda da Eletrobras é interessante para o país pela capacidade de alavancagem de investimentos que o setor privado pode fazer, como acontece com Petrobras e todo o setor de telecomunicações.

Mas sem essa leseira de Paulo Guedes, Adolfo Sachsida e deputados da base aliada de deputados do Governo que vai ajudar baixar os preços da conta. Não vai. E até pode subir porque a Aneel aceita todos os argumentos das empresas na hora de reajuste, inclusive das empresas da Eletrobras.

MARCOS CORRÊA / PR
CENÁRIO Crise hídrica é um dos fatores que joga alerta sobre 2022 - MARCOS CORRÊA / PR

Comentários

Últimas notícias