Lula quer culpar Selic pelas entregas que não poderá fazer no novo governo

Da ultima vez quem um presidente escolher o presidente do BC que se afinasse com suas metas de governo a Selic chegou a 14,75%, com Dilma Rousseff
Fernando Castilho
Publicado em 08/02/2023 às 0:05
Dilma Roussef com Alexandre Tombini Foto: Presidencia da Republica


Mexer com taxas de juros do Banco Central, depois do Real virou coisa complicada quando o Governo quer mexer de acordo com seus interesses. No Brasil é muito perigoso. E mesmo quando se comemorou durante oito meses a taxas básica em 2% a.a. entre 2020 e 2021 é importante esclarecer que isso se deu no período inicial da pandemia quando não existia sequer a perspectiva de vacina contra a covid-19.

Da ultima vez quem um presidente escolher o presidente do BC que se afinasse com suas metas de governo, o custo disso foi uma recessiva de tacas que nos levou a 14,75% a.a, nos últimos meses do Governo Dilma Rousseff.

Dilma, com seu estilo conhecido, fez isso. Sem ao menos ter falado com o então presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles escolheu para o comando da instituição o economista, Alexandre Tombini, então diretor de Normas e Sistema Financeiro.

Tombini foi o primeiro funcionário de carreira do BC a se tornar presidente do Banco Central. Ao deixar o governo, depois do impeachment de Dilma Rousseff, foi substituido por Ilan Goldfajn atual presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Tombini entregou a Selic no maior patamar de toda sua história 14,25% a.a. Mas não foi assim quando começou a cuidar da defesa da moeda e seus reflexos na inflação.

Quando Dilma assumiu, a taxa Selic estava em 10,75% a.a. Ela deixou claro que queria baixá-la a qualquer custo. Entre março e outubro de 2012, o Banco Central baixou a Selic para 7,25% a.a. Foi um acontecimento, a despeito da advertência do mercado e reclamações de Lula que se enfureceu quando, em janeiro de 2015, o BC elevou a Selic para 12.25% a.a.

Em 2016, já fora do governo, Lula passou a criticar Tombini quando disse que “Se a demanda não está crescendo por que aumentar a Selic? Não temos crescimento de demanda, então não há necessidade. Mas como eu não sei as explicações do BC, devemos trabalhar para Selic cair e devemos trabalhar para outros investimentos. Não é porque está 14 por cento que não vamos fazer investimento.”

Seis anos depois, o presidente não mudou de opinião. A única diferença é que no Governo Dilma, o presidente do BC cedeu às pressões da presidente. Eleito para um mandato de quatro anos, Roberto Campos Neto não precisa de apoio para ficar no cargo até 2024.

Hoje, Lula reclama da taxa de 13,75% a.a., sem lembrar que, entre julho de 2015 e outubro de 2016, o pai conviveu com a taxa recorde de 14.25% a.a. nos estertores do Governo Dilma. E que quando Michel Temer assumiu definitivamente, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros em 14,25% ao ano. Foi uma deliberação unânime dos integrantes do Copom.

Ao deixar o governo, em 2018, Temer entregou a Jair Bolsonaro uma Selic de 6,50% a.a. com o Banco Central sob o comando de Ilan Goldfajn que seguiu rigorosamente os manuais de governança. O nome disse é confiança do mercado.

Economistas adeptos do futebol costumam dizer que taxa básica de juros é como juiz de futebol. Se fizer uma boa arbitragem, decidindo em cima do lance, ninguém o nota. Quando precisa recorrer ao VAR é porque não tem segurança do que faz.

O problema é que o presidente Lula da Silva decidiu reclamar do juiz nos lances de jogadas no meio do campo. E ameaça recorrer ao VAR para decidir até lateral. Virou dirigente de clube de várzea que invade o campo quando seu time leva um gol de bola parada.

D. Helder e o sono

Dom Helder Câmara, que nasceu há 114 anos, costumava dizer que dormia apenas o suficiente para se recuperar e começar a trabalhar pelos pobres e pela evangelização que lhe apenas quatros horas de sono. Certa vez compartilhou esse habito como então presidente da Câmara, Marco Maciel que o visitava regularmente. Dom Helder dormia das 23 às 3 da manhã quando começava o dia com uma hora de meditação. Marco Maciel dormia das 2 da manhãs, não antes de ler todos os jornais que recebia ao longo do dia.

Energia barata

O Nordeste foi a Região que mais cresceu na compra de energia elétrica no Mercado Livre. A Região teve crescimento de 36,8% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, resultado que superou a média nacional, de 22,8%. Pernambuco representa 26% no setor regional. Por força da característica de suas empresas a Região seria uma das maiores beneficiados com a aprovação dos Projetos de Lei (1917/2015 e 414/2021), que poderão permitir a abertura completa do mercado, incluindo os consumidores residências, rurais e pequenas empresas. Em 2022 o Ministério de Minas e Energia publicou uma portaria que permitiu a abertura do Mercado Livre de Energia para todas as empresas que fazem parte do chamado grupo de Alta Tensão.

Negócio bom

Com todo respeito às suas reverendíssimas, mas essa conversa dos pastores da congregação dona do Colégio Americano Batista de na desapropriação o governo do Estado separar a parte do colégio é um negócio que só é bom para eles. Vão Receber uma indenização que paga suas dívidas trabalhistas, se livram do problema com a Prefeitura em termos de IPTU e ainda continuam com o colégio. Pense numa coisa boa.

Executiva Air France

A partir de hoje, os vôos da Air France no Rio de Janeiro contarão com uma novidade. Os vôos operados com o Boeing 777-300ER estarão equipados com as mais novas cabines de classe Business em voos de longa distância da companhia. Na cabine Business (com 48 assentos), tudo foi completamente redesenhado da companhia aérea apresenta conforto extra. O serviço estará disponível, inicialmente em cinco voos semanais este mês para os vôos que partem do Rio de Janeiro passando a ser diário a partir de abril. Por módicos R$ 15.119,98 por pessoa com ida e volta.

Paixão da Tambaú

A Tambaú Alimentos, marca pernambucana líder no Norte e Nordeste é uma das patrocinadoras da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que acontece de 1 a 8 de abril, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco com expectativa de receber 60 mil visitantes poderão conhecer mais da marca e dos seus produtos.

Mãos que falam

Sob o comando da professora e intérprete de Libras Nadja Pereira, Shopping Boa Vista está desenvolvendo o projeto "Mãos que Falam", com o objetivo de promover a comunicação inclusiva. Todo o time de funcionários está sendo capacitado para entender melhor a linguagem libras, atendendo melhor a todos os clientes surdos.

TAGS
Luis Inácio Lula da Silva Taxa Selic roberto campos neto
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory