Se se der ao trabalho de ler todo o material que sua equipe preparou para os 100 dias, a Governadora Raquel Lyra terá que reservar muito tempo no seu expediente. É que na reunião desta segunda-feira (10), a equipe lhe entregou um pacote de documentos de exatas 820 páginas que, somadas aos anexos, se aproximam das 1 mil paginas.
Os documentos, segundo informação distribuída ao final da reunião, será entregue aos presidentes do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).
LIVRO AZUL
O documento foi produzido nesse primeiro trimestre "com o objetivo de servir como instrumento de gestão: na prática, trata-se de um ponto de partida para se fazer as mudanças que o Estado precisa".
Os textos mostram uma completa radiografia com a análise das contas públicas estaduais, dos contratos, de pendências judiciais, além de amplo panorama sobre a situação dos equipamentos e serviços públicos, a exemplo de hospitais, presídios, escolas, casas de acolhimento, casas abrigo, estradas e aeroportos.
A vice-governadora Priscila Krause - que coordenou a produção da identificação das ações já realizadas nesses 100 dias - disse que eles apontam para o enfrentamento real dos problemas de Pernambuco. “A governadora Raquel Lyra já mostrou que tem a coragem a liderança que o nosso Estado precisa e isso fica claro com os resultados, em um curto espaço de tempo, de economia de recursos públicos.” disse.
Mas, na reunião, a governadora aproveitou para falar sobre o que já foi feito pela nova administração nesses primeiros dias, ressaltando que os desafios revelados no diagnóstico serão enfrentados pelo seu governo. “A gente tem compromisso, time e gestão e vamos construir um Estado de Pernambuco com ousadia, criatividade e eficiência”, completou.
Ela destacou o funcionamento de seis das 15 Delegacias da Mulher que funcionam 24h e a entrega de 1.875 títulos de propriedade. E a economia de R$ 225 milhões no primeiro bimestre.