Coluna JC Negócios

Lula não aprendeu lição do presidencialismo que adverte chefe do executivo que sua fala é pronunciamento

Lula acabou sendo o principal motor da elevação da cotação do dólar quando concedeu uma série de entrevistas em rádios enquanto viajava pelo país.

Publicado em 29/06/2024 às 0:05
Notícia

O vice-presidente Fernando Henrique Cardoso, Marco Maciel (1940-2021) costumava dizer que aprendeu logo cedo na política que deputado e senador fazem discursos; Presidente da República e vice, pronunciamentos.

Importa pouco onde estão. No Palácio do Planalto, no microfone de uma rádio ou se dirigindo a qualquer interlocutor no interior. O que fala tem consequência e custo social, econômico e político. Ou dito de outra forma: presidente “roda” 7x24. Não tem isso que estar fora do cargo em nenhum momento.

Um ano governando

A lição do experiente Maciel - que aliás assumiu a presidência 87 vezes tendo governado o país por quase um ano se somados os dias em que assinou leis e decretos no Diário Oficial da União - parece não ter sido assimilada pelo presidente Lula que, às vezes, passa a impressão de que o que fala não terá repercussão da economia.

Terá sim,presidente. E esta semana ele acabou sendo o principal motor da elevação da cotação do dólar quando concedeu uma série de entrevistas em rádios enquanto viajava pelo país. E ele mesmo pode constatar especialmente pela forma como o trata determinados assuntos que podem mudar as cotações de ações e taxas de empréstimos interbancários Especialmente na hora que o seu governo vai ao mercado tomar crédito para rolar sua dívida pública.

Dólar subindo

O presidente se recusa a admitir e diz que o dólar está subindo porque tem “especulação com derivativos” para enfraquecer a moeda brasileira. E revelou que sua equipe descobriu, na quarta-feira (26) que o dólar estava subindo 15 minutos antes de se conceder uma entrevista. E avaliou “que isso se deu porque fizera uma pergunta: por que o dólar está subindo?”

Lula ainda disse que o percentual de 10,5% para a Selic é irreal para uma inflação de 4%” e que “não tem necessidade” de o BC mantê-la nesse patamar. E acrescentou: “Isso vai melhorar quando eu puder indicar o presidente do Banco Central” e “construir uma nova filosofia”.

O presidente acredita que o mercado acorda todo dia e decide que vai subir a taxa de juros porque o seu governo não consegue economizar. Também tem certeza que o economista Roberto Campos Neto “pensa ideologicamente igual” ao governo anterior e que “não está fazendo o que deveria fazer corretamente”.

Mariana Niederauer
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto no 12º Fórum de Lisboa - Mariana Niederauer

Campos Neto

Lula elevou Campos Neto a um nível de importância igual ao seu quando o elegeu como alvo. Não entende ou finge não entender que o sistema de controle da taxa de juros residente no Copom foi escrito por Campos Neto Armínio Fraga quando FHC era presidente o Real enfrentou a primeira grande crise.

E certamente fez isso não porque acredite que o presidente do BC decide de vai ou baixar a taxa básica de juros. O faz porque com Jair Bolsonaro fora do campo político precisa eleger um adversário.

A questão é que sua fala adquiriu poder de tração na cotação do dólar porque a cadeia de eventos, decisões e pronunciamentos que vem fazendo criaram as condições de temperatura e pressão para o mercado forçar um prêmio maior nos contratos de câmbio.

Atores preocupados

Os atores do mercado financeiro não querem o presidente para sogro, cunhado ou padrinho de casamento. Na verdade estão muito mais preocupados quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad é desmentido por Lula e quando veem que os demais ministros estão rodando o orçamento anual sem qualquer controle.

A fala de Lula só vira pronunciamento com custo social porque o cenário do seu governo é de descontrole. Aí qualquer movimento vira especulação.
O presidente sabe de lições básicas de economia e entende que a questão da taxa de juros está diretamente relacionada com o estoque de nossa dívida que seu governo precisa rolar. Mas a conta que prefere fazer é que seu eleitor mais simples também faz: Se a inflação define os juros porque para uma inflação de 4% ao ano a Selic roda em 10.5% ao ano?

Custos do governo

O presidente sabe que suas falas podem custar caro ao governo no longo prazo. Mas seu foco é o curto prazo e quando parte para o embate a distância num microfone de rádio sabe que o máximo que Roberto Campos Neto pode afirmar é que o cenário teve piora em algumas variáveis macroeconômicas, em alguns preços de mercado.

E que, no limite, pode dizer que “O que se mostrou no passado recente – e não é opinião minha, é constatação – é que, se a gente olha os movimentos de mercado em tempo real com os pronunciamentos [do presidente] e que o “modelo trabalha muito fortemente pelo canal das expectativas. Ele sabe que não pode pela liturgia do cargo entrar num embate aberto como presidente da República. E Lula sabe muito bem aproveitar essa condição. Mais ainda numa entrevista de Rádio.

Especulação e câmbio

O problema é que isso gera condições de especulação no mercado de câmbio. Que tento um modelo de flutuação se aproveita das falas tresloucadas do presidente para pedir um prêmio maior nas negociações.

No fundo pode-se dizer que quanto Lula briga e diz que não vai adotar restrições de gasto está aumentando em alguns milhões o custo futuro da nossa dívida pública. Mas quem disse que ele está preocupado com isso? Ao menos agora não está.E Aí o dólar vai a $5.50.

 

Plano PerMeie

O economista Eduardo Giannetti e o cientista político Jorge Caldeira estarão no Recife, nesta segunda-feira (1).Vem para o lançamento do Plano de Ação do Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica (PerMeie). Giannetti e Caldeira se juntam à economista Tânia Bacelar, da Ceplan, consultoria contratada pelo Governo de Pernambuco para elaborar o Plano de Ação do PerMeie. O evento acontece às 14h no Cinema do Porto Digital, no Cais do Apolo, Bairro do Recife.

Mulheres e economia

Na segunda (1º), mulheres que são lideranças da sociedade civil da África do Sul, Índia, da Argentina, do Brasil e do Peru se reúnem na Firjan, no Rio, para falar sobre economia justa, inclusiva e antirracista, como parte do segundo encontro do C20 Brasil, grupo de engajamento que representa a sociedade civil organizada no âmbito do G20. A pernambucana Alessandra Nilo, cofundadora da ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero participou do encontro.

Divulgação
Agencia modelo do .BB (Ponto BB) no Bairro do Recife - Divulgação

.BB (Ponto BB)

A 5G Standalone da Claro rede privativa implementada pela Embratel no Banco do Brasil no .BB (Ponto BB), localizado no Marco Zero, do Recife, já contribui para os testes do novo modelo de agência bancária da instituição que alia atendimento físico com tecnologia como hologramas, robôs e cabines virtuais em novos espaços para clientes e empreendedores locais.

Os testes com o 5G já estão transformando a experiência dos clientes na agência, com diversas aplicações inovadoras, como robô concierge de atendimento com Inteligência Artificial (IA), impressão de cartões bancários, totem de avaliação do atendimento e de jogos eletrônicos.

FNE atrasado

Um ano após a instalação e operação da unidade, a Masterboi passou a fazer parte do programa de incentivos oferecidos pela Sudene para sua nova planta em Canhotinho, no agreste meridional pernambucano, onde a empresa fez um investimento de R$133 milhões. A indústria realiza o abate de gado e o beneficiamento de carne bovina fornecida por criadores de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, além de Minas Gerais, Espírito Santo e Pará. A planta tem capacidade de abater 960 suínos por dia, além de 700 cabeças de gado, oferecendo estrutura para também receber ovinos e caprinos, alcançando uma produção diária estimada em 300 toneladas.

Rodrigo Pinheiro

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, foi o convidado do Fórum de Competitividade do LIDE Pernambuco realizado no Mar Hotel, no Recife, com cem lideranças empresariais. Pinheiro apresentou os projetos futuros de sua administração e revelou que o impacto regional de Caruaru abrange diretamente 31 municípios e, indiretamente, até 90 municípios de outros estados vizinhos.

Loja de shopping

O novo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) revela que ao menos 1.027 marcas inauguraram lojas em shoppings no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 23,6% sobre 2023. Os segmentos que mais se expandiram entre janeiro e março foram: Alimentação e Bebidas (31%), Vestuário (16%), Entretenimento (6%), Perfumaria e Cosméticos (5%).

 

Keiny Andrade
Após formação em panificação, confeitaria e culinária, jovens de 18 a 29 anos, moradores da periferia de Recife, estão prontos para entrar no mercado de trabalha. - Keiny Andrade

Vaga de padeiro

Nesta terça-feira, após dez meses de formação em panificação, confeitaria e culinária, 15 jovens de 18 a 29 anos, moradores da periferia de Recife, estão prontos para entrar no mercado e ocupar algumas das 2.500 vagas em aberto para trabalhar em padarias de Pernambuco. Fazem parte do curso De Grão em Pão, da Fundação Bunge. O curso também é oferecido em São Paulo (SP) e Duque de Caxias (RJ) e procurar suprir parte das vagas existentes nas 295 mil padarias do país, onde segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), há um gargalo de 140 mil profissionais para trabalhar nesses estabelecimentos.

Medalha de Mérito

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), Bernardo Peixoto, recebe nesta terça-feira (2) integrantes da Câmara Municipal do Recife para uma reunião Solene de entrega da Medalha de Mérito José Mariano à Fecomércio-PE. O evento será na sede da entidade a partir das 19h, na Casa do Comércio, situada na Av. Visconde de Suassuna, 265 – Santo Amaro, Recife-PE.

Divulgação
Comprrar imóveis na Flórida apresenta diversos benefícios, em cidades Orlando, Palm Bay, Melbourne e Daytona Beach. - Divulgação

Imóvel em Miami

Um estudo da Miami Realtors, associação local de corretores de imóveis da Flórida revela que houve um aumento de 34% no volume de compras residenciais por clientes estrangeiros nos últimos cinco anos e que este crescimento reflete um movimento firme de brasileiros em busca de ativos no exterior. O total negociado alcançou um valor de US$4,3 bilhões apenas em 2023, conforme dados do Banco Central do Brasil (BC).

Summit imobiliário

O MB Summit Brazil, um dos principais eventos voltados para corretores imobiliários do país, terá uma reunião no Recife no dia 19 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco. O encontro reúne advogados especialistas em negócios imobiliários e corretores imobiliários. O encontro do recife tem como convidado especial o consultor, Amadeu Mendonça entre os palestrantes e foca em imóveis de alto padrão, atualizações do mercado imobiliário e perícias judiciais.

Lei das blusinhas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) considera a sanção do Projeto de Lei (PL) 914/2024 nesta quinta-feira (27), que impõe uma taxa de 20% para compras internacionais de até US$ 50 (cerca de R$ 276, na cotação atual) adequada. Pela lei, a partir do dia 1º de agosto, produtos vendidos em plataformas do exterior serão tributados não só por essa alíquota definida, mas também pelo ICMS, de 17%.

Na visão da Federação, a taxação traz um tratamento tributário mais equilibrado. Mas ainda não é a ideal. Para equilibrar, de fato, o custo tributário federal sobre produtos fabricados no Brasil e no exterior seria necessário uma alíquota maior, de 40%.

Inovação co-criada

O Brain, centro de Inovação fundado pela Algar Telecom, recebeu a visita de três empresas líderes - Julietto, Arcomix e Mundo do Cabeleireiro - para o Momento Inovação Colaborativa no Izi Space, no Porto Digital, com o objetivo co-criar soluções inovadoras em Smart Building através de tecnologias avançadas como câmeras inteligentes e sistemas de controle de acesso.

 

 

Tags

Autor