Conheça o App Sebrae, que promove apoio ao empreendedorismo no Brasil

O App Sebrae possibilita o empreendedorismo no Brasil, conectando micro e pequenos empresários a recursos essenciais na palma da mão

Publicado em 13/08/2024 às 15:18 | Atualizado em 13/08/2024 às 15:20

Em 2023, o Brasil contabilizou 90 milhões de empreendedores ou aspirantes, conforme a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (GEM), realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

O Sebrae é uma empresa privada cujo objetivo é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas.

Em 2019, a empresa lançou seu aplicativo intitulado "Sebrae na Palma da Mão", com o objetivo de levar os serviços da empresa para onde os brasileiros já estão: no celular.

O app busca simplificar a experiência dos clientes e disponibilizar mais um canal direto de comunicação. Com ele, as pessoas puderam optar por atendimento presencial, remoto via central de atendimento, pelo computador acessando o site ou pelo celular através do app.

Atualmente, o aplicativo já é consolidado com 2,1 milhões de usuários, e vem dobrando de tamanho a cada ano.

Serviços do App Sebrae

De acordo com Thiago Ferrara, coordenador de Canais de Relacionamento do Sebrae, desde o seu lançamento, o App Sebrae já realizou mais de sete milhões de atendimentos, um número expressivo que seria difícil de alcançar apenas com os canais tradicionais.

"Outro ponto relevante é a recorrência de atendimentos dentro do aplicativo. Um cliente usuário do App Sebrae tem em média 10 vezes mais atendimentos que um cliente atendido em outros canais, o que enfatiza a facilidade de navegar no aplicativo e encontrar informações e serviços importantes para o dia-a-dia da gestão de um negócio", afirma Thiago.

Dentre os serviços oferecidos, dois se destacam pela popularidade: a emissão do boleto DAS MEI e a vitrine de conteúdos digitais.

O primeiro é essencial para microempreendedores individuais (MEI) que precisam recolher seus tributos mensalmente. Já a vitrine de conteúdos oferece acesso a uma vasta gama de recursos, incluindo vídeos, áudios, e-books e artigos produzidos pelo Sebrae.

Além disso, os serviços de emissão de nota fiscal e a vitrine de cursos também são amplamente utilizados pelos empreendedores.

Crescimento constante e capacitação acessível

O crescimento contínuo do App Sebrae tem influenciado positivamente o suporte e a capacitação oferecidos aos empreendedores.

Atualmente, o app disponibiliza duas áreas destinadas a facilitar a vida do empreendedor: "Cursos e Eventos" e "Conteúdos".

"Esses dois locais são as vitrines de todos os cursos, eventos e conteúdos do Sebrae, disponibilizados em qualquer ambiente digital do Sebrae. Assim o usuário pode escolher o que melhor atende a sua necessidade, acessando inclusive conteúdos e cursos de Sebraes de outros estados", afirma Thiago Ferrara.

Além disso, o uso de tecnologias como "Aprendizagem de Máquina" permite personalizar a experiência do usuário, recomendando cursos e conteúdos com base no comportamento individual, tornando o suporte mais relevante e eficaz.

Como o App auxilia na tomada de decisões dos empreendedores?

No aplicativo Sebrae existe uma gama de indicadores estratégicos para ajudar os empreendedores a tomar decisões mais precisas.

Os indicadores de mercado incluem taxas fundamentais, como a Taxa de Mortalidade, que estima a longevidade de uma empresa, e a Tendência de Abertura, que projeta o potencial de novos negócios. Além disso, o app também disponibiliza dados abrangentes, como o número total de empresas em uma determinada área.

O App Sebrae também conta com a funcionalidade de "Oportunidade de Negócios", que indica uma lista de tipos de empreendimentos que se alinham com o perfil do usuário após ele responder a algumas perguntas específicas.

O futuro do App Sebrae

Para o futuro, o Sebrae planeja transformar o aplicativo em uma ferramenta de uso diário para os empreendedores brasileiros.

O objetivo é integrar novos serviços de parceiros, expandindo as funcionalidades disponíveis e oferecendo mais opções aos usuários.

"O Sebrae entende que quanto mais parceiros tivermos, mais funcionalidades teremos e mais possibilidades de escolha o nosso cliente terá para escolher o que mais lhe agrada. Outro ponto é tornar o aplicativo mais inteligente e assim se personalizar e recomendar cada vez melhor, tornando a experiência do cliente mais fluida e assertiva", afirma Thiago Ferrara.

Tags

Autor